Deputado cobra melhoria nas instalações dos presídios paraibanos

O deputado estadual Janduhy Carneiro (PTN) cobrou do Governo do estado uma postura mais eficaz para melhorar a situação dos presídios paraibanos que foram classificados pela Anistia Internacional em condições degradantes, com superlotação extrema e aonde casos de torturas e violência continuam sendo endêmicos.

“Informado de tudo isto, o Governo do Estado, nos últimos quatro anos, não moveu uma palha para retirar a Paraíba das páginas de órgãos internacionais e nacionais, assim como da imprensa em geral, como um dos estados da Federação que se iguala ao tratamento desumano dado aos presos dos piores governos do mundo”, lamentou o deputado.

Janduhy lembrou ainda que quando se trata da Paraíba o destaque é a falência da segurança pública. A crise nos diversos presídios do estado tem como exemplo o maior presídio da Paraíba, o presídio do Roger. “É condenável, sob todos os aspectos. Mortes de detentos serem uma constante, assim como a manutenção de um ambiente infectocontagioso, imundo, que fere frontalmente o princípio da dignidade da pessoa humana”, criticou o parlamentar.

A situação, em nível nacional, também é lamentável, conforme disse o titular do Ministério da Justiça, ministro José Eduardo Cardoso, que declarou no ano de 2012 que o sistema prisional brasileiro é medieval, afirmando preferir morrer a cumprir uma pena longa no país.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) já por mais de uma vez, após visitas realizadas nos presídios da Paraíba, recomendou o fechamento de alguns deles, principalmente o presídio do Roger. “Mas o governador ignora as recomendações e não toma nenhuma providência. Denunciamos na Assembleia legislativa esta situação, na tentativa de fazer a sociedade entender que sem presídios que respeitem a dignidade humana nós não melhoraremos a nossa segurança pública, pelo contrário, pois transformaremos batedores de carteira em homicidas, assaltantes a mão armada, estupradores e assassinos frios e cruéis que aterrorizam as famílias paraibanas”, alerta o deputado.

Janduhy Carneiro acrescentou que a Paraíba é um dos estados que mais se mata no mundo. “Cultivamos a ideia de um estado pacífico, mas convivemos com um número de homicídios que superar, inclusive, situação onde existem conflitos armados e de guerras. É inadmissível aceitar que este assunto não esteja de forma permanente sendo discutido e acompanhado pelo do Estado na busca de dar uma satisfação concreta a nossa sociedade”.

Para finalizar, o parlamentar sugeriu a criação imediata da Frente Parlamentar em Defesa da Segurança Pública, que passará a discutir com a população e autoridades de segurança pública em busca de soluções para o grave problema assola toda a Paraíba.