Deputada e MPPB conversam para instalação de Procon na região do Brejo

A deputada estadual, Camila Toscano (PSDB), se reuniu nesta quinta-feira (16) com o diretor-geral do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon), promotor Glauberto Bezerra, para discutir a implantação de um órgão de defesa do consumidor nos municípios paraibanos. A parlamentar se comprometeu a dialogar com a gestão de Guarabira para implantação do Procon, que atenderá cerca de 112 mil habitantes da região circunvizinha.

O diretor-geral do MP-Procon fez um relato dos trabalhos que o órgão vem realizando durante os últimos três meses e disse que a criação de um Procon municipal em Guarabira vai ampliar e ajudar na busca pelo direito do consumidor.

Camila Toscano destacou que o Procon Municipal de Guarabira, quando criado, vai abranger toda a região polarizada pela cidade e atingir mais de 100 mil habitantes. “Fico satisfeita em ser esse elo com as autoridades guarabirenses. Essa iniciativa é muito importante para a população e vai ajudar aos consumidores a ter mais um órgão de defesa”, disse a deputada, explicando que o Procon Municipal de Guarabira terá que ser criado por lei de iniciativa do Poder Executivo e enviado à Câmara de Vereadores para os devidos trâmites e aprovação.

“Após a criação do órgão em Guarabira, nós que fazemos o MP-Procon vamos ajudar no que for necessário, com treinamentos e capacitações para os funcionários, além de uma parceria posterior, trabalhando em conjunto”, ressaltou o promotor, alegando que a capacitação poderá ser realizada através da Escola Estadual do Consumidor.

Segundo dados do MP-Procon, na Paraíba apenas três cidades são contempladas com o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor: João Pessoa, Campina Grande e Cabedelo. Guarabira será a quarta cidade paraibana a ter órgão municipal de defesa do consumidor.