Depoimento de Conselheira da Saúde é negado durante sessão na CMJP

Durante sessão nesta terça-feira (24) na Câmara de João Pessoa (CMJP), os vereadores da base do prefeito Luciano Cartaxo (PSD) não aprovaram um requerimento do vereador Renato Martins (PSB), em que solicitava audiência pública com a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sônia Lacerda.

Os vereadores debateram sobre a solicitação, onde o debate seria direcionado sobre a precarização das políticas públicas da saúde. A votação foi derrotada por nove votos a oito. Vereadores da bancada de sustentação do prefeito votaram a favor, como Bruno Farias (PPS).

“Como vamos votar contra esclarecimentos sobre a saúde, se há transparência como negar isso? Não dá para aguentar mais” disse o vereador Zezinho Botafogo (PSB).

O vereador Renato Martins, propositor da solicitação, destaca a importância sobre a audiência. “Em regime de urgência, essa Casa votou uma audiência com a presença do deputado federal Jair Bolsonaro. Agora a mesma bancada orienta votar contra a convocação da senhora Sônia Lacerda que quer expor sobre a precarização de políticas públicas da saúde e sobre os últimos acontecimentos no Conselho. A saúde vai sair perdendo por politicagem?”, questionou.

O vereador Marco Antonio (PPS), líder da bancada de situação, justificou porque os vereadores da base foram influenciados a votar contra. “Não existe nada na saúde para explicar e com ato administrativo deve ser realizado um pedido de informação simples, não uma audiência pública. A orientação da bancada do prefeito é votar contra o requerimento do Renato”, afirmou.