No período de enfrentamento à pandemia de coronavírus, uma das medidas para conter a proliferação da Covid-19 é o isolamento social. Porém, essa ação pode trazer resultados negativos para as mulheres na Paraíba. É o que mostra os dados divulgados pela Polícia Civil nesta sexta-feira (24). O aplicativo “SOS Mulher PB” registrou um aumento de 100% nas ocorrências de violência contra mulher. Ou seja, os número de denúncias dobrou durante a quarentena.
Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano a taxa de feminicídio havia caído na Paraíba, representando uma queda de 75% no índice de mulheres assassinadas, segundo a Secretaria de Segurança e Defesa Social (Seds).
“Imagina você se isolar com o inimigo? Os ânimos se acirram, o estresse aumenta, ainda mais se o inimigo consome álcool ou tem outro vício. Tudo isso junto, aumenta com certeza a violência”, ressalta a promotora. “Pode acreditar que são muito mais (casos). Eu tenho certeza da subnotificação, porque as mulheres acham que os serviços pararam”, afirmou a promotora da violência doméstica em João Pessoa, Dulcerita Alves, ao G1 Paraíba.
De acordo com a delegada Maísa Félix, existe toda uma rede de atendimento que envolve os órgãos operativos da Secretaria de Segurança, como a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, além de outras secretarias estaduais, como a Secretaria da Mulher e Diversidade Humana e instituições parceiras.
“Nesses casos de família, os vizinhos, os amigos que sabem do relacionamento abusivo são peças fundamentais. Se escutou uma briga, um pedido de socorro, liga 180, chama a polícia”, comentou Dulcerita.
Ações em prol da mulher
A taxa de feminicídio costuma ser fator determinante para os órgãos competentes tomarem ações no enfrentamento as diversas formas de violência contra a mulher. No aplicativo “SOS Mulher PB” de forma gratuita às vítimas tem disponível mecanismos de denúncia e um ‘botão de pânico’ que encaminha uma ligação para a Polícia Militar, tudo de forma sigilosa para não comprometer a vítima.
Os outros tipos de denúncia (ameaça, injúria, difamação, calúnia), poderão ser feitos através de boletim de ocorrência no site da Delegacia Online ou pelo telefone 197. A importância de registrar a denúncia auxilia os órgãos responsáveis a tomar medidas cabíveis na prevenção e no enfrentamento dos crimes e delitos cometidos contra às mulheres.