Dengue: Peru vai decretar estado de emergência sanitária

País passa por um período de fortes chuvas e ondas de calor, condições favoráveis à proliferação do Aedes aegypti

Foto: Joao Paulo Burini

O minsitro da Saúde do Peru, Cesar Vasquez, anunciou, nesta segunda-feira (26/2), que será decretado, em algumas partes do país, o estado de emergência sanitária devido ao aumento no número de casos de dengue. O Peru passa por um período de fortes chuvas e ondas de calor, condições favoráveis à proliferação do Aedes aegypti, mosquito tansmissor da dengue.

Segundo Vasquez, 20 das 24 regiões administrativas do país entrarão no estado de emergência, o que torna mais flexível a utilização do orçamento público no combate à dengue, uma vez que 83% do território enfrenta altas taxas da doença.

O ministro ainda afimou que o número de casos nos primeiros meses de 2024 é 95% maior que o número no mesmo período de 2023.

Os números oficias registram 28 mortes por dengue no Peru em 2024.

Dengue nas Américas

Além do Peru e do Brasil, a Argentina também enfrenta uma alta no número de casos em 2024. Segundo o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde argentino do dia 18 de fevereiro, mais 48 mil casos de dengue foram diagnosticados no país entre julho de 2023 e fevereiro de 2024. 35 mortes por dengue foram registradas no país no mesmo período.

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) emitiu, na sexta-feira (16/2), um alerta epidemiológico devido ao aumento geral da dengue na região das Américas. Do Metrópoles.