Defensoria realiza uma semana de lives sobre atuação em tempos de pandemia

Na última semana do mês dedicado à Defensoria Pública, defensores públicos da Paraíba vão receber convidados para bate-papos sobre atuação em tempos de pandemia e outros assuntos. Os encontros virtuais acontecerão no perfil da Defensoria Pública do Estado (DPE-PB) no Instagram (@defparaiba), com transmissão ao vivo, de 25 a 29 de maio, às 19h (exceto sexta). Na live desta segunda-feira, a defensora pública Raíssa Palitot (Vara Mista de Patos) convida a advogada e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Luciana Boiteux.

O bate-papo será em torno do tema “Mulheres e encarceramento: um debate necessário”.  A defensora Raíssa integra o Grupo de Atuação Estratégica Emergencial para contenção dos danos sociais ocasionados pela pandemia do Covid-19 da DPE-PB, atua na vara de Violência Doméstica e é mestranda do programa de pós-graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Além de advogada, Luciana Boiteux é professora de Direito Penal e Criminologia da UFRJ.

Na terça-feira (26), o defensor Filipe Pinheiro (Vara de Caaporã) recebe o defensor público do Distrito Federal Évenin Ávila, que já esteve na Paraíba para ministrar curso sobre atuação extrajudicial. O bate-papo será sobre “A responsabilidade de todos, a educação e metodologias ativas de trabalho no cenário pós pandemia”.

Na quarta-feira (27) , Carollyne Andrade, defensora titular da Vara de Cuité, com atuação na esfera criminal e execução penal, vai receber Rochester Araújo, defensor público do Estado do Espírito Santo, membro do Núcleo de Presos Provisórios. “Atuação da Defensoria Pública na esfera criminal em tempo de pandemia” é o tema da conversa.

Já o bate-papo da quinta (28) será sobre “Pandemia e Defensoria Pública: ações e desafios”. Para conversar sobre o assunto, a defensora da Vara Mista de Patos, Mariane Fontenelle, que também integra o Grupo de Atuação Estratégica Emergencial  da DPE (Covid-19), convida a defensora pública do Estado do Ceará, titular da Comarca de Limoeiro, Lívia Soares.

O encerramento da semana de lives será às 18h da sexta-feira, com a defensora pública Aline Mota (Vara de Sousa), integrante da Comissão de Igualdade Étnico-Racial da Associação Nacional de Defensores Públicos (Anadep). Ela vai receber Carla Caroline Silva, defensora pública do Estado de Sergipe e que também integra a comissão. O tema será “Antirracismo institucional como dimensão de promoção dos direitos humanos na atuação da Defensoria Pública”.

Comente