O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse no sábado (25) que deve tomar uma decisão sobre o futuro do TikTok no país “nos próximos 30 dias”. Ele também disse que está “discutindo com várias pessoas sobre a compra da plataforma”.
“Falei com muitas pessoas sobre [a compra do] o TikTok e há grande interesse no TikTok”, disse Trump a repórteres no Air Force One durante um voo para a Flórida no sábado.
A Reuters informou que duas pessoas com conhecimento das discussões disseram que a administração Trump está trabalhando em um plano para salvar o TikTok, que envolve recorrer à empresa de software Oracle e a um grupo de investidores externos para efetivamente assumir o controle das operações do aplicativo.
O TikTok chegou a sair do ar nos EUA no dia 18 de janeiro após decisão da Justiça, que alegava questão de segurança nacional pelo da dona do aplicativo, a ByteDance, ser sediada na China, mas voltou ao ar no dia 19 após Donald Trump prometer adiar a proibição do acesso ao aplicativo no país.
A fala foi dada um dia antes da posse do presidente americano. Assim que assumiu ao cargo, Trump assinou uma ordem executiva que permite que o aplicativo siga funcionando nos EUA por mais 75 dias.
Sob o acordo que está sendo negociado pela Casa Branca, a ByteDance manteria uma participação na empresa, mas a coleta de dados e as atualizações de software seriam supervisionadas pela Oracle, que já fornece a base da infraestrutura da web do TikTok, disse uma das fontes à Reuters.
No entanto, em seus comentários aos repórteres no voo, Trump disse que não havia falado com Larry Ellison, da Oracle, sobre a compra do aplicativo.