A partir de cursos profissionalizantes oferecidos pelo Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac), alguns sonhos e projetos de empreendedorismo começaram a nascer para alguns alunos. Somente entre os anos de 2016 e 2017, mais de duas mil pessoas participaram destes cursos em diversos municípios da Paraíba, entre os quais cabeleireira, arte culinária, pintura em tecidos, etc.

Entre estas histórias está a de Martha Souza de Andrade, dona de um salão de beleza no Cristo Redentor, em João Pessoa. “Fiz diversos cursos no Cendac na área de embelezamento, e com as orientações que recebi, pude ver que tinha condições de montar meu próprio negócio e me manter através dele”, conta a cabelereira. Martha conta com o auxílio das duas filhas para cuidar do salão e mais uma funcionária.

Publicidade
ALPB

Antes, ela ia de casa em casa oferecer seus serviços de manicure e pedicure a suas clientes. Hoje, Martha recebe todas em seu estabelecimento, que também oferece serviços de estética facial e corporal. “Meu diferencial é o atendimento personalizado. Tudo está dando certo e eu pretendo ampliá-lo e montar outro salão em outro bairro de João Pessoa”, informa.

E as clientes de Martha não vêm apenas do bairro do Cristo, mas, segundo ela, também de outros bairros da cidade e de outros municípios brasileiros, como Natal e Recife.

Outro aluno do Cendac que também decidiu montar um salão de beleza foi Fábio Ferreira da Silva. O estabelecimento de Fábio fica no bairro de Mandacaru, e é organizado por ele e sua sócia. “Montamos o salão há 1 ano e não deixamos a desejar aos salões maiores, pois oferecemos todos os serviços na área de beleza”, afirma. Fábio disse que, além do Cendac, continuou se aperfeiçoando em sua profissão realizando outros cursos na área. “No Cendac, eu despertei para ir atrás do meu sonho e quando temos um objetivo temos que agarrá-lo e lutar para que ele se concretize”, ressaltou.

Na cidade de Pombal, a dona de casa Margarida Basílio Viana, ficou sabendo que o Cendac ia oferecer o curso de bolos, doces e salgados. Ela foi até lá e matriculou-se. “A professora era muito atenciosa e todo o curso foi muito importante para mim, e depois que terminei, quis ajudar em casa e percebi que podia vender os produtos que aprendi a fazer”, explica.

Com os conhecimentos que adquiriu, Margarida começou a vender doces e salgados por encomenda em seu município. Além disso, conta ela, também fornece para festas de aniversário, e assim, ajuda a manter as despesas da casa, que antes era sustentada apenas pela aposentadoria de seu pai, de 70 anos. “Eu fico feliz em ajudar, e estou atenta quando o Cendac oferecer outro curso por aqui”, diz ela.

“Através da oferta destes cursos, o Cendac promove para estas pessoas o aperfeiçoamento da sua profissão, a geração de renda, e desta forma, movimenta a economia do município e do estado da Paraíba”, afirmou a presidente da entidade, Valquíria Alencar.

O órgão conta com a parceria da Loteria do Estado da Paraíba (Lotep), Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) e Paraíba de Prêmios.

O Cendac abriu em 2018 novas turmas para os cursos de manutenção de ar condicionado, aplicação de cerâmicas, bolos, doces e salgados, pintura em tecidos, auxiliar administrativo, cuidador de idosos, manicure e bolsas e bonecas em tecido. Todos os cursos são oferecidos de maneira gratuita. Em João Pessoa, o Cendac fica na Av. João Machado, 1094, Centro; Campina Grande, na rua Padre Ibiapina, 114, também no Centro e em Pombal, na rua Coronel João Leite, 393, Centro.

Comente

Camara Municipal