- Publicidade -
Cultura

Curso de Teatro da Funesc abre inscrições e terá aula inaugural no Santa Roza

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) inscreve para a temporada 2019 do seu Curso de Teatro, que tem duração de oito meses. As matrículas e mensalidades custam R$ 50 e a oferta é de 60 vagas, sendo 15% delas destinadas a bolsas para estudantes de rede pública de ensino (que serão contemplados por ordem de chegada). Os interessados podem se inscrever até 18 de março.

- Continua depois da publicidade -

A aula inaugural será no Teatro Santa Roza, no Centro, dia 18, às 19h, com a presença de todo corpo docente. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta, das 10h às 12h e das 14h às 16h30 junto à Diretoria de Desenvolvimento Artístico e Cultural (DDAC) da Funesc. As aulas começam no dia 18 de março e acontecerão às segundas, quartas e quintas, das 19h às 22h, no Espaço Cultural.

Oferecido há 30 anos pela instituição, o curso é uma verdadeira porta de entrada para quem quer se iniciar ou mesmo buscar profissionalização nas artes cênicas. O programa é dividido em duas partes: na primeira, são realizadas aulas de expressão corporal, improvisação, interpretação, técnica vocal, história do teatro, interpretação de texto.

Na segunda parte do curso começa o processo de montagem de um espetáculo, que será apresentado no Teatro Santa Roza em novembro como atividade de encerramento. Na montagem, os alunos entram em contato com outras técnicas associadas ao espetáculo como maquiagem, noções de cenografia, noções de figurino e iluminação além dos conhecimentos sobre a caixa cênica como um todo.

O curso acontece no Espaço Cultural, mas a aula inaugural será no Teatro Santa Roza, onde será apresentado o espetáculo de conclusão do curso do período anterior (2018), com a presença do corpo de professores e professoras que é formado pelas atrizes Suzy Lopes, Nyka Barros e Priscilla Cler, e os diretores Roberto Cartaxo, Humberto Lopes e Carlos Machado.

Ao longo do ano, outros profissionais do teatro são convidados a contribuir com a formação de novos artistas. Além das aulas que fazem parte do curso, a turma é convidada a participar de várias atividades que têm como intuito familiarizá-los com o universo do espetáculo e do palco, mesmo antes de estar nele.

O curso, durante muito tempo, representou a única porta de entrada para o meio teatral na capital paraibana, e é extensa a lista de profissionais que atuam hoje em vários grupos de teatro da cidade que se iniciaram por esse caminho. Essa ferramenta tem como objetivo criar oportunidade para que mais pessoas possam se engajar ao movimento teatral de forma concreta, dando início a uma nova geração de atores e atrizes.

Comente

Redação Paraíba Já

Fundado em maio de 2010, o Paraíba Já é um portal de notícias sediado em João Pessoa (PB), que tem compromisso com a verdade, fazendo um jornalismo de qualidade e relevância social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar