Curso de combate à violência escolar está com inscrições abertas até o dia 27

Estudo é destinado para gestores, docentes, profissionais da área administrativa e de apoio que trabalham em unidades escolares

A violência no ambiente escolar é um dos principais desafios das equipes que lidam diretamente com o alunado e uma preocupação constante para as famílias e a sociedade em geral. Por conta desse contexto social, estão sendo oferecidas vagas para o curso 100% online e gratuito do ‘Programa de Formação em Círculos de Construção de Paz para ambientes escolares’ até o dia 27 de agosto. A aula inaugural acontece nessa segunda-feira (23), às 17h, pelo YouTube.

O curso é destinado para gestores, docentes, profissionais da área administrativa e de apoio que trabalham em unidades escolares. Na formação serão apresentadas técnicas e métodos para que os profissionais consigam enfrentar a violência no ambiente escolar e ao mesmo tempo realizem ações de promoção à cultura de paz no ambiente escolar de forma coletiva, plural e democrática.

O curso faz parte do Programa Círculos em Movimento realizado pela Escola de Magistratura (Ajuris), o do projeto Criança Esperança, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura e do Instituto Terre des Hommes (TDH) em parceria com o Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste. As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de agosto pelo link exclusivo: http://doity.com.br/cem-spmne . Ao usar o código SPMNE o inscrito passa a contar com o acompanhamento, orientação e consultoria da equipe do Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste (SPM-NE) na parte prática do curso.

O curso é comporto por duas etapas: a primeira com noções básicas ocorre nos dias de segunda-feira e quinta-feira até o dia 23/09 e a segunda etapa contará com as noções práticas, de 04 até 28/10. O curso total tem 40h/a com certificação.

Na prática, os círculos integram uma metodologia de facilitação do diálogo entre as pessoas que se colocam em momentos de escuta e fala, respeitando todas as fases de escuta e fala dos demais participantes. Os temas que serão abordados durante os Círculos são: violência e gênero, bullying, impacto das hierarquias sociais, raízes da violência juvenil, racismo, impacto da fofoca, construção de relacionamentos, o que sabemos a respeito da raça e racismo.