O Grupo Neiva tem se destacado por sua cuidadosa curadoria de livros, uma prática que garante a excelência e a relevância de suas publicações no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Com o objetivo de atender aos requisitos do edital e oferecer conteúdos alinhados à realidade cultural brasileira, o processo conta com um conselho cultural composto por quatro a cinco escritores, responsáveis por analisar e selecionar as obras a serem publicadas.
“No caso do PNLD, tens que partir do edital, que rege critérios e normas sobre o conteúdo e a temática, que é bem aberta pelo edital”, explica Vladimir Neiva. “Trabalhamos com uma curadoria, que é um conselho cultural, composto por 4 ou 5 escritores, que vão ler, fazer crítica à publicação e trazer para a editora sua opinião com um relatório.”
A curadoria do Grupo Neiva avalia cuidadosamente cada obra, priorizando e elegendo as que mais se destacam em termos de relevância educacional e qualidade literária. De acordo com Neiva, o objetivo é não apenas atender aos critérios do PNLD, mas também garantir que as obras escolhidas tenham potencial para impactar a educação no Brasil. “Selecionamos, priorizamos, elegemos os mais importantes e, assim, publicamos. Cada empresa só pode publicar um ou dois títulos, depende do edital. O que é bom para democratizar”, destacou o empresário.
Além do PNLD, o Grupo Neiva planeja expandir o alcance de suas obras. “A própria publicação pode ser destinada às livrarias, pode ser destinada a venda a nível nacional”, comentou Vladimir Neiva, evidenciando a intenção de levar o conteúdo produzido pela editora a diferentes públicos e contextos educacionais, ampliando o acesso a materiais de alta qualidade.
Com essa curadoria robusta, o Grupo Neiva continua a contribuir significativamente para a educação e a cultura nacional, promovendo uma produção literária que respeita a diversidade e as necessidades do público brasileiro.