CUFA Paraíba e CEDC-PB realizam ação do Outubro Rosa

A Central Única das Favelas (CUFA) e o Centro de Diagnóstico do Câncer (CEDC) realizam uma ação do Outubro Rosa,  visando garantir o acesso ao exame de prevenção do câncer de mama.

1) Como funciona o mutirão?

O mutirão se deu diante da necessidade de fazerem o exame e a dificuldade financeira ao acesso pois, muitas não tem dinheiro pra pagar a passagem de sua casa até o local do exame, é uma demanda coletivo, e todas as mulheres que são atendidas pela CUFA foram convidadas a realizar o exame.

2) Qual o principal objetivo?

Facilitar o acesso na garantia do direito as mulheres da periferia.

3) Qual a importância dessa ação?

Sabemos que a dificuldade de esclarecimento distância a pessoa do direito, e a CUFA trabalha nessa perspectiva de viabilizar acesso e protagonizar a favela . Hoje no Brasil são mais de 11 mil mulheres diagnosticadas com a doença e sabemos que a descoberta precocemente existe a possibilidade de cura quando o tratamento começa de imediato.

4) Como surgiu a iniciativa?

Surgiu com a necessidade das mulheres e a dificuldade do acesso por falta de conhecimento e dificuldade financeira de ir até CEDC, então a CUFA fez essa ponte, e por estarmos em uma campanha nacional contra o câncer de mama então foi viabilizado para que as mulheres da favela fizesse o exame da mamografia.

5) Como as mulheres podem buscar pelo mutirão?

Esse multirão foi programado com antecedência , onde as mulheres que queriam realizar o exame deram nome e fomos construindo parceria.

Esse serviço está disponível na CEDC ao decorrer do ano, demanda livre basta as mulheres se dirigir ao local com documentos pessoais e o cartão do SUS.

6) Até quando ele acontece?

Essa campanha executado pelo CUFA em parceria com demais órgãos publico, teremos três dias (03) de ação sendo dias 28/10, 31/10 e 01/11.

Quem são os envolvidos?

Hoje contamos com a parceria da Secretaria de Saúde na pessoa da Secretária Renata Nóbrega que disponibilizou vans para o transporte dessas mulheres e sabemos que que muitas das vezes a dificuldade do acesso se dá pela falta de dinheiro para o transporte, então as vans irão pegar e deixar em suas comunidades.

CEDC na pessoa da diretora Roseane e sua vice Flavinha, ambas abraçaram a causa e prontamente colocaram à disposição para juntos fazermos essa grande ação, uma vez que a doença inicial é silenciosa, e se não iniciar o tratamento imediato pode levar a morte precocemente.

O Hospital de Trauma também é um grande parceiro na pessoa do diretor dr. Laércio que disponibilizou 250 quentinhas as mulheres que irão fazer o exame, por ser um trabalho em multirão, não sabemos que horas irá terminar, e sabemos também que muitas delas não tem o dinheiro para uma refeição.

Secretaria de Desenvolvimento Humano, na pessoa do secretário de Estado Tibério Limeira com a parceria do café da manhã e toda a logística a essas mulheres.

Articulador institucional da CUFA PARAÍBA:

THIAGO BATISTA DO NASCIMENTO  

COORDENADORA DA SAÚDE DA MULHER:

JANINE OLIVEIRA