CRP confirma invalidade de avaliação no concurso da Sedurb-JP e acionará Conselho de Ética

0

O Conselho Regional de Psicologia (CRP) da Paraíba se posicionou oficialmente nesta quarta-feira (13) sobre as denúncias de irregularidades no exame psicotécnico do concurso Sedurb (Secretaria de Desenvolvimento Urbano) de João Pessoa. Em entrevista coletiva, a presidente do órgão, Iany Cavalcanti da Silva Barros, confirmou que o concurso utilizou um método de avaliação invalidado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e que o CRP deverá acionar eticamente a banca organizadora do concurso e a psicóloga responsável pela aplicação do teste irregular.

“A gente já encaminhou para a Comissão de Ética. Eles vão julgar todas as denúncias que a gente recebeu e vamos ter um posicionamento mais oficial sobre isso”, disse.

Segundo Iany, em nota a banca organizadora (Ibade) afirmou que teria desconsiderado a avaliação irregular, a Escala Fatorial de Neuroticismo (EFN), porém, laudos enviados ao CRP teriam demonstrado o contrário. Para a presidente do órgão, o mais adequado seria a realização de um novo exame psicotécnico. O teste foi descredenciado pelo CFP em 11 de abril e foi aplicado pelo concurso no dia 25 de maio aos candidatos.

“O mais indicado deveria ser isso [refazer o teste]. Eles têm que rever a situação. Dizendo que não consideraram a avaliação, mas os laudos que nós recebemos constam da avaliação do instrumento [o EFN]. Todos os psicólogos que fizeram a reavaliação [do teste] colocam isso nos seus pareceres. Então os testes continuam lá mudando o resultado final dos candidatos”, afirmou.

Iany lembrou que o CRP não tem poder de gestão para vetar concursos públicos, mas pode fazer encaminhamentos junto ao Ministério Público caso a questão não seja devidamente esclarecida pela banca organizadora.

Comente

Camara Municipal

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here