O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) está capacitando médicos que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de hospitais referência para o tratamento da Covid-19. A capacitação é gratuita, feita de forma teórica e prática, e está sendo realizada nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos.
Na Capital, além do treinamento em sua sede, o CRM-PB firmou parceria com o Governo do Estado para a capacitação dos médicos que vão trabalhar na linha de frente do Hospital Solidário.
Os temas abordados são intubação, manejo das vias aéreas, ventilação mecânica protetora, interpretação de gasometria, manejo de bloqueadores, distúrbio hidroeletrolíticos, drogas anestésicas e sedação em terapia intensiva.
“Estamos oferecendo o curso exclusivamente para os médicos que estão trabalhando nas UTIs. Neste momento de grave pandemia, o CRM-PB oferece este treinamento aos médicos da linha de frente, o que irá gerar um melhor atendimento à nossa população”, destacou o coordenador do Programa de Educação Médica Continuada e vice-presidente do CRM-PB, João Modesto.
Nesta quinta-feira (12) teve início a primeira turma de Campina Grande e estão sendo treinados 24 médicos. Em João Pessoa, já foram capacitados 32 médicos na semana passada e este mesmo número será treinado nos dias 14 e 15 de maio. Na próxima semana, a capacitação acontece na cidade de Patos, com vagas exclusivas para os médicos de UTI dos hospitais regionais de Patos e Piancó. Ao todo, serão capacitados cerca de 110 médicos. Posteriormente, serão abertas novas turmas.
“O CRM tem também o papel de capacitar os médicos, por isso temos um programa de educação médica continuada permanente. É de extrema importância qualificarmos o que temos de mais importante, que são nossos recursos humanos”, destacou o coordenador dos cursos e segundo secretário do CRM-PB, Walter Azevedo.
Desde o início de fevereiro, o CRM-PB vem promovendo atualizações científicas sobre o coronavírus, com palestras nas quais participaram mais de 800 médicos e outros profissionais de saúde, nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos e Guarabira.
Em março, o CRM-PB também realizou palestras com diretores de hospitais, clínicas e gestores públicos sobre como preparar os serviços de saúde para o enfrentamento à Covid-19. Além disso, a diretoria tem se reunido semanalmente, via teleconferência, com diretores de hospitais públicos e privados.