Criptomoedas: o que são stablecoins e por que estão em alta?

Saiba tudo sobre este criptoativo que está caindo no gosto dos investidores e promete ser ainda mais estável que as criptomoedas mais tradicionais

Nos últimos anos, o mercado de criptomoedas tem crescido muito devido à sua valorização, que atrai novos investidores. Dentro do mercado cripto, um tipo de ativo que vem se destacando são as Stablecoins, que já ultrapassaram a marca de mais de 100 bilhões de dólares em capitalização. Mas afinal, o que são esses ativos?

As Stablecoins são um tipo de criptomoeda que tem por objetivo oferecer uma maior estabilidade quando comparados às moedas fiduciárias (moeda oficial de um país). A característica principal das stablecoins é serem lastreadas em ativos que apresentam menor volatilidade, geralmente em moedas mais valorizadas e estáveis, como o dólar americano ou o euro. No entanto, também podem ser lastreadas em commodities, como ouro e prata, por exemplo.

Atualmente, este criptoativo está em alta, e tem despertado interesse dos investidores por várias razões. Veja algumas delas:

Estabilidade

As criptomoedas, como o Bitcoin, por exemplo, costumam apresentar grandes valorizações em curtos períodos de tempo, mas não deixam de estar suscetíveis a quedas. Em 2022, por exemplo, por conta de uma espécie de ressaca da economia em escala global, após medidas econômicas adotadas para conter os impactos da pandemia do covid-19, as criptomoedas de uma forma geral tiveram um período de desvalorização. 

Embora, agora em 2023, elas já estejam se valorizando novamente, o período acendeu um alerta nos investidores para a diversificação também em outras formas de ativos, como as Stablecoins.  

Praticidade e velocidade para realizar transações

As Stablecoins oferecem também vantagens em relação a praticidade e velocidade para realização de transações financeiras, quando comparadas às moedas tradicionais. A velocidade, eficiência e segurança das transações com esta criptomoeda são maiores do que quando comparadas às transações tradicionais, realizadas por instituições bancárias.

Adesão das criptos nos setores financeiros e comerciais

Outro motivo para as Stablecoins estarem em alta é a adoção do uso de criptomoedas para transações em setores financeiros e comerciais. Muitas empresas e instituições já estão buscando formas de integrar criptomoedas em suas operações, o que deve acontecer brevemente em muitas instituições, visto que as transações com Stablecoins são rápidas, eficientes, seguras e mais baratas, pois eliminam a necessidade de intermediários. 

Outro fator é que podem ser usadas também para criar contratos inteligentes, os Smart Contracts, facilitando e descentralizando operações financeiras, como os créditos, por exemplo.

Privacidade

Por ser um criptoativo baseado em Blockchain, as Stablecoins oferecem maior privacidade nas transações, uma vez que não registram dados pessoais nas transações, como o nome ou documentos das partes envolvidas nas transações.

Para quem está pensando em investir em Stablecoins, pode contar com uma corretora de criptomoedas, como o MB. O Mercado Bitcoin é uma das maiores Exchanges da América Latina e uma das mais seguras do mundo, além de possibilitar a abertura da conta de forma gratuita.