Covid: máscara é o principal escudo contra nova variante, diz Daniel Beltrammi

Secretário também lembrou à população que é necessário continuar mantendo o distanciamento e usando o álcool 70%, para evitar a contaminação pelo vírus

Para evitar o contágio pela nova variante do coronavírus que está circulando pela Paraíba, o secretário executivo do Estado da Saúde, Daniel Beltrammi, lembrou à população que é necessário continuar mantendo o distanciamento social, usando o álcool 70% e é preciso usar a máscara que é um item de suma importância, para evitar a contaminação pelo vírus.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), confirmou que a variante mais contagiosa do coronavírus está em circulação na Paraíba. A confirmação veio após o sequenciamento genético de amostras com alta carga viral, dentro da rotina de enfrentamento da pandemia e monitoramento da doença no estado. São três pacientes confirmados até o momento.

Para o secretário, o fato da variante ser ainda mais contagiosa pode resultar em um aumento no número de casos, o que pode vir a elevar a taxa de ocupação de leitos destinados a pacientes com Covid-19 nos hospitais.

“O risco existe, mas especialmente se as pessoas não compreenderam que a pandemia não terminou. Nós temos que seguir utilizando máscaras. Tenho circulado pela cidade de João Pessoa e tenho ficado preocupado, muitas pessoas sem máscaras. A máscara é o principal escudo, é a nossa principal proteção, não só contra o coronavírus tradicional, mas também contra as variantes”, destacou Beltrammi.

A nova variante do coronavírus, segundo o secretário, não é capaz de furar a barreira de proteção que a máscara impõe até que toda a população receba as doses das vacinas.