Covid: Fiocruz confirma chegada de 2 milhões de doses da vacina de Oxford

Além destas duas primeiras levas, outros oito milhões de doses ainda serão importadas como parte do acordo com a AstraZeneca, totalizando 12 milhões

A primeira leva de vacinas de Oxford chegou ao Brasil no dia 24 de janeiro Imagem: Divulgação/Ministério da Saúde

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou na quinta-feira (18) que até a final da próxima semana será entregues mais dois milhões de doses da vacina de Oxford. Os imunizantes serão importados do Instituto Soro, centro produtor da farmacêutica AstraZeneca na Índia.

A importação foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último dia 12. Como vacinas serão incorporadas ao Plano Nacional de Imunizações (PNI) e distribuídas para todo o Brasil.

O Ministério da Saúde já havia informado ontem que estes dois milhões de doses chegariam ao país em fevereiro, mas não havia estipulado um dado para a entrega. De acordo com o cronograma da massa, em março serão mais 18 milhões de doses do Instituto Butantan e outros 16,9 milhões de vacinas da AstraZeneca.

No dia 22 de janeiro, o Brasil já recebeu dois milhões de doses de vacina vindas do Instituto Soro, após um impasse com o governo da Índia.

Além destas duas primeiras levas, outros oito milhões de doses ainda serão importadas como parte do acordo com a AstraZeneca, totalizando 12 milhões. De acordo com a Fiocruz, os próximos lotes serão entregues entre março e abril, mas ainda não há dados estipulados para isso.

Além disso, a Fiocruz deve receber Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para produzir a vacina em seus laboratórios.