Covid-19: paraibanos devem ser vacinados em fevereiro, diz Geraldo Medeiros

De acordo com secretário de Saúde da Paraíba, doses chegarão em janeiro, após o Brasil fechar acordo com a Universidade de Oxford e a AstraZeneca

Os paraibanos devem ser vacinados contra a Covid-19 a partir de fevereiro. Foi o que garantiu o Secretário Estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, em entrevista nesta segunda-feira (14). As doses encomendadas fazem parte do primeiro lote de 15 milhões de unidades da vacina de Oxford contra a covid-19, feitas pelo Governo Federal.

De acordo com ele, essas doses chegarão em janeiro, após o Brasil fechar o acordo com a Universidade de Oxford e a AstraZeneca para obter a vacina. O valor total da negociação gerou em torno de U$ 127 milhões.

“O que acena o governo Federal é de que haverá a centralização e essa é a melhor conduta para toda a campanha de vacinação. Em janeiro receberemos os primeiros lotes das vacinas e em fevereiro começamos a vacinação. O Plano Nacional de Imunização (PNI) do país é considerado o mais abrangente do mundo e isso dá segurança para uma grande campanha contra o vírus”, destacou.

Segundo Geraldo, o momento é de expectativa, uma vez que basta a sinalização do envio das vacinas para que a população paraibana já tenha seus grupos prioritários assegurados na imunização.

“Assim que o Ministério da Saúde disponibilizar as vacinas iremos iniciar os ciclos da imunização astazenica aos grupos prioritários”, destacando que os primeiros a receberem as doses serão os profissionais da saúde, seguido dos idosos e demais profissionais.

De acordo com o Ministério da Saúde, serão 15 milhões de unidades em janeiro, mais 15 milhões em fevereiro e as outras 70 milhões devem chegar ao país em lotes sequenciais a partir de março.

O calendário com as datas de aplicação das vacinas ainda não tem prazo de divulgação e só será anunciado quando as doses chegarem à Paraíba. Com informações do ClickPB.