Covid-19: Paraíba tem aumento de 106% em casos e 28% em internações com relação a maio

Estado tem adotado medidas mais rígidas, porém parte da população insiste em não adotar as recomendações como uso de máscaras e distanciamento social

A Paraíba registrou aumento de 28.6% no número de internações de pacientes com a Covid-19 em junho (1.451), em comparação com a primeira quinzena do mês passado (1.128). Em abril, o Estado apresentava 1.236 regulações, com 8.7% a menos, se comparado a maio no mesmo período.

As internações são reflexo do aumento de casos de coronavírus no Estado. Na primeira quinzena de abril, 18.620 diagnósticos foram confirmados na Paraíba. No entanto, mesmo com redução no mesmo período em maio (17.043), junho já contabiliza, até essa quarta-feira (16), 35.156 novos infectados. O estado apresenta um aumento de novos casos de 106% na relação entre os primeiros quinze dias de maio e junho.

O Estado tem adotado medidas mais rígidas para conter o avanço da pandemia, porém parte da população insiste em não adotar as recomendações de prevenção à doença, como uso de máscaras e distanciamento social. Além disso, a variante P1, identificada como variante amazônica, já circula em território paraibano. Estudos sugerem que tanto ela quanto a linhagem P2 tem maior capacidade de transmissão entre infectados.

Nesta quinta-feira (17), o Governo da Paraíba divulgou decreto onde cancela o feriado de São João e flexibiliza o funcionamento de academias, restaurantes, igrejas e shoppings. Segundo o texto, as novas medidas levam em consideração os esforços no combate à pandemia e a progressão da cobertura vacinal em todo o Estado.

De acordo com o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, o cancelamento das festividades juninas deve evitar viagens de paraibanos para regiões do interior, evitando aglomerações e maior circulação do vírus no período.