Covid-19: Paraíba realiza último ‘Dia D’ de vacinação de 2021 nesta quarta

Na última ação, 52.627 paraibanos foram aos postos e atualizaram o cartão de vacina com dose 1, dose 2, ou completaram o esquema vacinal com a dose de reforço

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, nesta quarta-feira (29), o ‘Dia D’ de vacinação contra a Covid-19 em toda a Paraíba. O objetivo é ampliar a oferta da vacina e oportunizar o acesso da vacinação à população a partir de 12 anos com a dose (D1) para os que ainda não foram vacinados e melhorar as coberturas de dose 2 (D2) e dose reforço.

Na última ação, 52.627 paraibanos foram aos postos espalhados em 198 municípios do Estado. Eles atualizaram o cartão de vacina com dose 1, dose 2, ou completaram o esquema vacinal com a dose de reforço.

Para esta ação, a SES reforça que estará disponível em todo estado a dose de reforço para os indivíduos vacinados com imunizantes da Janssen, de acordo com os seguintes critérios: uma segunda aplicação com o mesmo imunizante no intervalo mínimo de 2 meses, podendo este intervalo ser de até 6 meses. Mulheres que tomaram a Janssen previamente e, no momento atual, estão gestantes ou puérperas deverão utilizar como dose de reforço o imunizante da Pfizer.

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, reforça que os municípios devem empreender todos os esforços para ampliar a cobertura vacinal contra Covid-19. “É importante que os agentes comunitários de saúde busquem identificar as pessoas não vacinadas ou com doses em atraso e que a Unidades Básicas de Saúde atuem com horário estendido, horário alternativo ao funcionamento normal, ou ainda atuem em um local de grande movimento, como praças e feiras para facilitar o acesso da população aos imunizantes”, pontua.

É importante reforçar que a vacina, juntamente com as medidas não farmacológicas já conhecidas, é o meio mais eficaz na prevenção da covid-19. A SES recomenda que municípios mantenham as salas de vacinação abertas, mesmo nos períodos festivos, para manter a oferta e acesso aos imunizantes.