Covid-19: Hospital de Campanha será desativado nesta quinta; secretário explica

Hoje, às 17 horas, o último paciente deixará a unidade. Após isso, os casos de coronavírus serão atendidos no Hospital Metropolitano

O Hospital de Campanha, instalado no estacionamento do Hospital Dom José Maria Pires, em Santa Rita, encerra suas atividades nesta quinta-feira (30). O local foi montado para atender pacientes diagnosticados com a Covid-19. Hoje, às 17 horas, o último paciente deixará a unidade. Após isso, os casos de coronavírus serão atendidos no Hospital Metropolitano.

De acordo com o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, a decisão foi tomada após análise de incidência de novos casos. Atualmente, a unidade apresenta ocupação de 20%. Conforme ele, manter o funcionamento não apresenta custo-benefício, devido à disponibilidade de leitos no Metropolitano.

“É um planejamento feito há 40 dias, analisando incidência de novos casos. O Hospital Solidário tem uma ocupação de apenas 20%, não tem sentido manter um hospital que requer desembolso mensal pelo Estado, além de que o custo-benefício não existe, porque temos muitos leitos disponíveis no Metropolitano, de enfermagem e UTI”, afirmou.

O secretário ainda lembrou que o antigo Hospital Santa Paula conta com 159 leitos disponíveis, sendo 20 de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

“Também temos o antigo Hospital Santa Paula, que é um segmento da Maternidade Frei Damião, com 150 leitos, entre eles 20 de UTIs, iniciou os atendimento nessa semana”, destacou.