Covid-19: confira o público-alvo da 1ª dose da vacina da Pfizer na Paraíba

Imunizante será utilizado apenas nestas cidades devido à necessidade de armazenamento em temperaturas muito baixas e por poucos dias

As doses da vacina Pfizer contra a Covid-19 serão direcionadas aos municípios de João Pessoa, Cabedelo e Campina Grande irão iniciar a aplicação da vacina da Pfizer contra a Covid-19. A aplicação do imunizante é feita em duas doses, com intervalo de 12 semanas entre elas. Segundo o Ministério da Saúde, em dose única a eficácia é de mais de 80%.

A vacina será utilizada apenas nestas cidades devido à necessidade de armazenamento em temperaturas muito baixas e por poucos dias. De acordo com o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, as doses precisam ficar em temperaturas que variam entre 2°C e 8°C e devem ser utilizadas em até cinco dias. A carga do imunizante fica armazenada, por no máximo 14 dias, entre -25°C e -15°C.

A recomendação do Ministério da Saúde é de que a vacina da Pfizer seja aplicada em pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, e pessoas com deficiência permanente, porém estados e municípios têm autonomia para seguir o cronograma com estratégias locais.

Em João Pessoa, as doses ficarão armazenadas na Central de Frios, em Água Fria, e serão usadas para imunizar pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas. Ainda não há data definida.

Na cidade de Cabedelo, o público-alvo será de pessoas com comorbidades de 45 anos ou mais e a imunização com as doses será iniciada assim que a vacina chegar no município, onde ficará armazenada no Centro de Imunização.

Já no município de Campina Grande, a vacina será armazenada na Central de Imunização, dentro do Hospital Municipal Dr. Edgley Maciel e terá como público-alvo gestantes e puérperas com comorbidades. A aplicação será feita nesta quarta-feira (5), das 8h às 12h.