Covid-19: Campina Grande é a 3ª cidade com maior ritmo de contágio do país

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde, o município registra até o momento 4.297 casos da doença, 58 óbitos e tem 68% de ocupação nos leitos de UTI para adultos

A cidade de Campina Grande ocupa o terceiro lugar no ranking dos 10 municípios com maior ritmo de contágio do novo coronavírus, de acordo com o levantamento obtido com exclusividade pelo G1.

O “ritmo de contágio” da doença desacelerou em capitais e aumentou no interior do país entre o fim de maio e o começo de junho, conforme aponta a plataforma Farol Covid, que analisou a situação das 124 cidades mais afetadas pela pandemia.

De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) nessa segunda-feira (15), Campina Grande registra 4.297 casos da Covid-19, 58 óbitos em decorrência da doença e 68% dos leitos de (Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adulto ocupados.

Também simbolizado por Rt, o “ritmo de contágio” é um número que traduz o potencial de propagação de um vírus: quando ele é superior a 1, cada infectado transmite a doença para mais de uma pessoa e a doença avança. O município paraibano aparece com 1.83, atrás apenas das cidades de Magé, no Rio de Janeiro e Marituba, no Pará.

A análise considera dados das secretarias estaduais de saúde entre 23 de maio e a segunda-feira (8) e utiliza um modelo matemático específico para análise de epidemias que permite a produção do Rt estimado.

Confira o ranking das cidades com maior aceleração

Cidade Estado Ritmo de transmissão
Magé RJ 1.78
Marituba PA 1.81
Campina Grande PB 1.83
São Vicente SP 1.84
Benevides PA 1.89
Abaetetuba PA 1.97
Tucuruí PA 2.05
Curuçá PA 2.07
Paragominas PA 2.16
Barcarena PA 2.36