Os atendimentos do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), durante o feriadão do trabalhador, somaram 133 ocorrências da sexta-feira (1) até o domingo (3). Os dados incluem todas as modalidades de atuação da corporação, com destaque para os registros de primeiros socorros, que foram maioria no período, totalizando 35 casos.
Conforme o comandante geral da corporação, coronel Jair Carneiro, o balanço seguiu o previsto, já que os atendimentos de cunho pré-hospitalar costumam ser os mais recorrentes. Isso porque eles vão desde o socorro a vítimas de queda e colisões a casos clínicos de maneira geral, como vítimas de infarto, acidentes cardiovasculares, entre outros.
Também foram registrados no período 23 combates a incêndio (em vegetação, residência e estabelecimento comercial), mas sem morte, 23 resgates veiculares e quatro salvamentos aquáticos. As ocorrências classificadas como outros, que envolvem queima por caravela, resgate de animais, captura de insetos, corte de árvore, somaram 18 casos.
“Enquanto os cidadãos buscaram a diversão, nós estávamos prontos para cumprir nosso dever de garantir a preservação da vida, trabalhando para isso de forma integrada aos demais órgãos de Segurança Pública”, destacou o comandante geral.
Praias – Além das intervenções diretas do Corpo de Bombeiros, foi desenvolvido no litoral paraibano o trabalho de prevenção aquática para evitar os acidentes envolvendo banhistas. Nesse sentido, os bombeiros realizaram 121 atividades preventivas, sendo 61 informações repassadas, 57 advertências e três pulseiras de identificação de crianças distribuídas.
No total, contabilizando os atendimentos de intervenção direta (133) e os de cunho preventivo (121), a corporação registrou 254 ações durante o feriadão.