Coordenador diz que “recebeu Sine-JP sem credibilidade” e explica processo por vagas

Em entrevista ao programa F5, Eurípedes Leal lembrou que o Sine-JP criou o Painel da Empregabilidade, para o cidadão acessar em tempo real as vagas

O coordenador do Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP), Eurípedes Leal, revelou que recebeu, no início de 2021, um Sine sem credibilidade e com diversos problemas estruturais.

“Assumimos um Sine com as paredes cheias de mofo, teto caindo, e no primeiro ano conseguimos entregar à cidade um novo Sine, digno. Porque como vou trazer empresas para fazer seleção ou ofertar empregos se a condição de trabalho que tinha era da pior qualidade? Não passa credibilidade para as empresas”, declarou.

Sobre o processo de oferta das vagas na Capital, Eurípedes explicou que o sistema é nacional, mas a captação é feita por cada unidade. “A unidade do Sine João Pessoa vai buscar captar as vagas justamente com o perfil voltado mais para João Pessoa, pois é o nosso foco”, destacou.

O coordenador lembrou que o Sine-JP criou o Painel da Empregabilidade, para o cidadão acessar em tempo real as vagas que estão sendo ofertadas e que foram captadas pela unidade.

Em entrevista ao programa F5, da 89 Rádio Pop, o coordenador informou que foram realizados 20.505 atendimentos em 2020. Já em 2021, 37.300 usuários procuraram a unidade.

Em relação às vagas captadas pela unidade, foram 1.667 vagas em 2020 e em 2021, 3.406. Já os encaminhamentos às empresas, somam 6.323 em 2020. Em 2021, 7.347 pessoas foram encaminhadas ao mercado de trabalho.

Outro dado revelado pelo coordenador foi o número de carteiras assinadas através do Sine-JP. Em 2020, apenas sete pessoas tiveram o contrato fechado. No primeiro ano da atual gestão, em 2021, 964 pessoas assinaram a carteira de trabalho.