Conheça o novo app de sucesso que faz você virar Obama e Leo DiCaprio

Você possivelmente já deve ter se deparado com a foto de algum conhecido com a característica pintura do cantor David Bowie. Ou mesmo como Barack Obama ou pagando de “possível ganhador do Oscar” Leonardo DiCaprio. Essas montagens engraçadas têm sido cada vez mais frequentes nas redes sociais e ganharam ainda mais força com a popularização do aplicativo MSQRD. O nome pode assustar, mas ele está entre os mais baixados na App Store em mais de 50 países. Não adianta correr para o Google Play, o aplicativo é só para iOS.

O app de filtros pega carona no sucesso do Snapchat, que conta com cerca de 200 milhões de usuários e 6 bilhões de vídeos vistos por dia. Mas está muito longe de ser um concorrente direto da rede social, já que não tem esse caráter de interação. O seu foco está única e exclusivamente nos filtros e, nesse quesito, ele se sobressai, principalmente pela variedade de opções.

São 40 diferentes tipos de “máscaras digitais” que vão desde personalidades a pinturas macabras ou de animais. É possível se ver como um velhinho, como um homem de meia-idade de bigodão e até como a transexual austríaca Conchita Wurts, 25, vencedora Eurovision Song Contest 2014. E, se preferir, dá para se transformar em um emoji cocô.

Todas as opções são de graça, ao contrário do Snapchat. Na rede social, há apenas sete tipos de filtros gratuitos por dia. Os demais –de um catálogo de 30– custam cerca de R$ 3,49 cada.

Reprodução

App intuitivo, mas ainda restrito

O MSQRD é bastante simples e intuitivo. Permite a gravação de vídeos de até 30 segundos, bem como a criação de fotos (selfies, inclusive) com os filtros em tempo real. Basta posicionar a cabeça no lugar indicado –uma linha branca no formato da cabeça no centro da tela– e navegar pelas opções no menu inferior.

Todo o conteúdo produzido fica armazenado na galeria do dispositivo, mas pode ser compartilhado instantaneamente pelo Instagram, Twitter, Facebook, WhatsApp ou e-mail.

O grande problema do app é que ele só está disponível para iOS. A empresa, em sua página no Facebook, prometeu levá-lo em breve para o Android. Mas não especificou a data. Outra crítica ao aplicativo está na ausência da possibilidade de se personalizar os próprios filtros, com os rostos dos amigos e de outras personalidades. As informações são do Uol.