Confusão compromete segurança da sessão e eleição da Mesa Diretora da Câmara de Santa Rita é adiada

A Câmara Municipal de Santa Rita empossou, nesta quarta-feira (1º), os vereadores, o prefeito e o vice-prefeito eleitos para o mandato de 2025-2028. No entanto, a eleição da Mesa Diretora, que definiria o novo presidente da Casa, foi adiada devido a conflitos ocorridos entre os presentes na galeria do plenário.

Conforme relatos de testemunhas, o clima de tensão escalou para agressões verbais e físicas. Um dos vereadores teve seu paletó rasgado, e o presidente interino, vereador Francisco Queiroga, precisou ser escoltado após receber ameaças.

Diante da confusão, alguns parlamentares optaram por deixar o plenário, impossibilitando a realização da votação para a escolha da nova Mesa Diretora.

O vereador Francisco Queiroga continuará no cargo de presidente interino até que seja realizada uma nova eleição, cuja convocação está sob sua responsabilidade. Ele lamentou o ocorrido e destacou a importância de medidas para evitar novos incidentes.

“É inadmissível que um espaço de diálogo democrático seja tomado por violência. Estamos tomando todas as medidas para identificar os responsáveis e garantir que episódios como este não se repitam”, afirmou Queiroga.

Queiroga também informou que medidas de segurança estão sendo reforçadas para que a eleição da Mesa Diretora ocorra em condições apropriadas.

“Já determinei a publicação de um edital de convocação e não mediremos esforços para assegurar um processo eleitoral seguro e respeitoso”, finalizou.