Confira a lista de candidatos eleitos no primeiro turno aos Governos Estaduais

Nas eleições deste domingo, 13 estados já escolheram o seu governador no primeiro turno. Dois senadores foram eleitos para governos estaduais: Ronaldo Caiado (DEM), eleito pela primeira vez governador de Goiás, com 59,73% dos votos válidos, e Gladson Cameli (PP), eleito pela primeira vez ao governo do Acre, com 53,69%.

Os outros 11 governadores que foram eleitos em primeiro turno são Renan Filho (MDB), em Alagoas; Rui Costa (PT), na Bahia; Camilo (PT), no Ceará; Renato Casagrande (PSB), no Espírito Santo; Flávio Dino (PCdoB), no Maranhão; Mauro Mendes (DEM), em Mato Grosso; João Azevêdo (PSB), na Paraíba; Ratinho Júnior (PSD), no Paraná; Paulo Câmara (PSB), em Pernambuco;  Wellington Dias (PT), no Piauí; e Mauro Carlesse (PHS), no Tocantins. A senadora Regina Souza (PT) será a nova vice-governadora do Piauí.

Em 2010, foram 18 governadores eleitos no primeiro turno. Em 2014, 13 estados também definiram o governo estadual sem necessidade de segundo turno.

Confira, na lista abaixo, os candidatos eleitos para o governo estadual neste domingo:

ACRE

Gladson Cameli (PP)

Vice-governador: Major Rocha (PSDB)

Natural de Cruzeiro do Sul (AC), tem 40 anos. Formado em Engenharia Civil, no Instituto Luterano de Ensino Superior de Manaus, é sobrinho do ex-governador do Acre Orleir Cameli e foi duas vezes eleito deputado federal em 2006 e 2010. Em 2014, ganhou a eleição para o Senado, com 58,3% dos votos válidos, assumindo o cargo com 36 anos de idade. A idade mínima para senador, segundo a Constituição, é 35 anos.
ALAGOAS

Renan Filho (MDB)

Vice-governador: Luciano Barbosa (MDB)

Nascido na cidade de Murici, José Renan Vasconcelos Calheiros Filho (PMDB) é atual governador de Alagoas. Filho do senador Renan Calheiros (MDB-AL), Renan Filho tem 39 anos e foi prefeito de Murici entre 2004 e 2012. Em 2010, foi eleito deputado federal.
BAHIA

Rui Costa (PT)

Vice-governador: João Leão (PP)

Rui Costa, economista por formação, nasceu em Salvador, no dia 18 de janeiro de 1963. Foi vereador na capital baiana em 2000 e 2004 e foi eleito deputado federal em 2010. É o atual governador da Bahia.
CEARÁ

Camilo (PT)

Vice-governadora: Izolda (PDT)

Atual governador do Ceará, Camilo Sobreira de Santana tem 50 anos e é natural de Crato, no Cariri cearense. Antes de comandar o estado, foi secretário de Desenvolvimento Agrário e secretário das Cidades. Em 2010, elegeu-se deputado estadual.
GOIÁS

Ronaldo Caiado (DEM)

Vice-governador: Lincoln Tejota (Pros)

Ronaldo Ramos Caiado deixará o Senado para assumir o governo de Goiás. Natural de Anápolis (GO), Caiado foi eleito deputado federal pela primeira vez em 1991 e desde então teve cinco mandatos na Câmara. Assumiu o cargo de senador em 2015.
ESPÍRITO SANTO

Renato Casagrande (PSB)

Vice-governadora: Jacqueline Moraes (PSB)

José Renato Casagrande tem 57 anos, é natural de Castelo (ES) e volta assumir o governo do Espírito Santo, cargo que ocupou entre 2011 e 2015. Foi secretário estadual de Agricultura e secretário municipal de Meio Ambiente (na cidade da Serra) e de Desenvolvimento Rural (em Castelo). Foi senador, deputado federal e deputado estadual.
MARANHÃO

Flávio Dino (PCdoB)

Vice-governador: Carlos Brandão (PRB)

Natural de São Luís, tem 50 anos. É formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão e é professor licenciado de direito constitucional. Atuou como Juiz federal por 12 anos. Foi presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil e secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça. Também foi deputado federal e presidiu a Embratur no governo Dilma Rousseff.
MATO GROSSO

Mauro Mendes (DEM)

Vice-governador: Otaviano Pivetta (PDT)

Mauro Mendes Ferreira, tem 54 anos, é casado e natural de Anápolis, Goiás. Formado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso. Foi Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso e vice-presidente da Confederação Nacional das Indústrias. Foi eleito em 2012 como prefeito de Cuiabá.
PARAÍBA

João Azevêdo (PSB)

Vice-governadora: Ligia Feliciano (PDT)

João Azevêdo Lins Filho tem 65 anos, é casado e natural de João Pessoa. Formado em engenharia civil pela Universidade Federal da Paraíba e pós-graduado em Metodologia do Ensino Técnico. É professor de Instituto Federal de Educação Tecnológica desde 1982. Foi Secretário da Infraestrutura do Município de João Pessoa de 2007 a 2010 e Secretário de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia.
PARANÁ

Ratinho Júnior (PSD)

Vice-governador: Darci Piana (PSD)

É filho do apresentador do SBT Carlos Massa, o Ratinho. O candidato nasceu há 37 anos em Jandaia do Sul (PR). Empresário, começou na política aos 21 anos, quando foi eleito, em 2002, deputado estadual. Em 2006, foi eleito deputado federal, reelegendo-se em 2010. Em 2012, disputou a prefeitura de Curitiba, mas perdeu no segundo turno. Foi secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná na gestão Beto Richa e, em 2014, elegeu-se deputado estadual.
PERNAMBUCO

Paulo Câmara (PSB)

Vice-governador: Luciana Santos (PCdoB)

O atual governador de Pernambuco tem 46 anos e nasceu no Recife. Economista com mestrado em Gestão Pública, foi funcionário concursado do Banco do Brasil. Também trabalhou no Tribunal de Contas do Estado, no Tribunal de Justiça de Pernambuco e Câmara de Vereadores do Recife. Durante o governo de Eduardo Campos, foi Secretário de Administração (2007-2010), de Turismo (2010) e da Fazenda (2011–2014).
PIAUÍ

Wellington Dias (PT)

Vice-governadora: Regina Sousa (PT)

Atual governador do Piauí, José Wellington Barroso de Araújo Dias é natural de Oeiras (PI) e tem 56 anos. É formado em Letras. Funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal, foi presidente do sindicato dos Bancários do Piauí. Em 1992, foi eleito vereador de Teresina e, em 1994, elegeu-se deputado estadual. Em 1998, chegou à Câmara Federal. Em 2000, tentou a prefeitura de Teresina, mas sem sucesso. Nas eleições de 2002, candidatou-se e ganhou a corrida para o governo do estado. Reelegeu-se em 2006. Em 2010, elege-se para o Senado e, quatro anos mais tarde, em 2014, foi eleito para o seu terceiro mandato como governador do Piauí.
TOCANTINS

Mauro Carlesse (PHS)

Vice-governador: Wanderlei Barbosa (PHS)

Mauro Carlesse nasceu em Terra Boa (PR) e tem 58 anos. É o atual governador do Tocantins. Em 2014, elegeu-se deputado estadual, presidindo a assembleia legislativa do estado a partir de 2017. Em 2018, com a cassação do então governador Marcelo Miranda, Carlesse assumiu o governo do estado interinamente, até a realização de novas eleições. Na eleição suplementar, venceu no segundo turno.

Comente