Conde ganha Dia do Orgulho LGBT e Combate à Homofobia

A Prefeita de Conde, Márcia Lucena, homologou a lei que estabelece o dia 28 de junho como Dia do Orgulho LGBT e Combate a Homofobia do Município

A Prefeita de Conde, Márcia Lucena, homologou a lei que estabelece o dia 28 de junho como Dia do Orgulho LGBT e Combate a Homofobia do Município. A data foi uma reivindicação do Movimento LGBT Irakitan de Conde que conseguiu, junto a Câmara de Vereadores, a sua aprovação através de um Projeto de Lei de Iniciativa Popular, que contou com um abaixo-assinado promovido pelo Movimento, e foi apresentado em plenário pelo vereador Fernando Araújo (PTdoB) e subscrito pelo Presidente da Casa, Ednaldo Barbosa (Naldo Cell – PT).

O evento ocorreu na Secretaria de Educação. Na ocasião também foi iniciado o Curso de Atenção à Saúde LGBT na Atenção Básica: Porta de entrada para efetivação da equidade em Saúde. O curso tem como objetivo capacitar os/as profissionais do SUS que atuam na atenção básica para realizarem ações de promoção e prevenção, focados na população LGBT. O evento é uma parceria da Prefeitura de Conde com a UFPB.

A data, instituída pela ONU, faz alusão ao episódio que ficou conhecido como Stonewall Inn, nome de um bar frequentado por grupos das comunidades lésbica, gay, bissexual, transexual e travesti (LGBT) de Nova Iorque, e que, na noite de 28 de junho de 1969, teve seus frequentadores presos pela polícia, culminando com vários dias de protestos pela cidade norte-americana. De acordo com dados da ONU, em 76 países do mundo, ter um parceiro do mesmo sexo ainda é considerado crime.