Conde e Funetec lançam edital para profissionais que vão atuar na atualização da Base Cartográfica do município

A Prefeitura de Conde em parceria com a Funetec divulgou, nesta sexta-feira (03), o edital do processo de atualização da Base Cartográfica Digital do município. O anúncio foi feito após reunião no gabinete da prefeita Karla Pimentel, entre o secretário de Planejamento Márcio Simões e o professor Luís Antônio, da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec).

“Essas atualizações são fundamentais para o melhor planejamento e gestão municipal”, explicou Professor Luís. Segundo a Secretaria de Planejamento (Seplan), “a base atual do município encontra-se defasada em pelo menos 5 anos”. A atualização permitirá a revisão do Plano Diretor em vigor.

A atualização vai acontecer através de uma parceria entre a Administração e a Funetec, Fundação de Apoio ao Instituto Federal da Paraíba (IFPB). A segunda instituição fornecerá ferramentas tecnológicas e equipes qualificadas para coleta das informações necessárias.

Márcio esclareceu que o processo será dividido em etapas que passam aerolevantamento de drone para fornecimento de imagem aérea de alta resolução; atividades de escritório nos sistemas de geoprocessamento; atividades de pesquisas de campo com a população; além de audiências e oficinas com a população para identificação das principais carências dos loteamentos.

“Todas as regiões do município serão contempladas e todas as atividades serão divulgadas com antecedência para que a participação popular seja garantida”, garantiu a prefeita Karla Pimentel. “Nosso propósito é ter dados atualizados que permitam uma gestão ainda mais eficiente e um Plano Diretor que estimule o desenvolvimento sócio-econômico”, concluiu.

A Funetec está lançando o edital de seleção de técnicos para compor parte da equipe que irá desenvolver tais atividades, como técnicos de geoprocessamento, pesquisadores de campo e cadastradores. Os interessados devem acessar o portal da instituição: https://www.funetec.com/editais .