Conde acolherá imigrantes venezuelanos pela segunda vez em três meses

O município do Conde receberá novamente imigrantes da Venezuela nesta semana. A informação foi confirmada pela Casa Civil da Presidência da República, que coordena o processo de interiorização dos refugiados.

Em julho deste ano, a cidade recebeu 44 venezuelanos, em parceria da prefeitura com um abrigos coordenados pela Pastoral do Imigrante. No fim do mês passado, foi a vez de João Pessoa receber 69 imigrantes. A pasta do Governo Federal não confirmou o número de imigrantes que serão trazidos à Paraíba desta vez.

O voo que trará os imigrantes acontecerá entre quarta-feira (19), quinta-feira (20) e sexta-feira (21), tendo como destinos ainda Manaus, Brasília e Rio de Janeiro. Nesta terça (18), 69 imigrantes foram para um abrigo de Igarassu, em Pernambuco.

Como é organizada a interiorização

A interiorização conta com apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), da Agência da ONU para as Migrações (OIM), do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Para aderir à interiorização, o ACNUR identifica os venezuelanos interessados em participar e cruza informações com as vagas disponíveis e o perfil dos abrigos participantes. A agência assegura que os indivíduos estejam devidamente documentados e providencia melhoras de infraestrutura nos locais de acolhida. A OIM atua na orientação e informação prévia ao embarque, garantindo que as pessoas possam tomar uma decisão informada e consentida, sempre de forma voluntária, além de realizar o acompanhamento durante todo o transporte.