Entre os programas habitacionais colocados em prática em João Pessoa desde 2021, o ‘Compra Assistida’ – de aquisição de imóveis escolhidos por moradores de áreas de risco para residirem em local seguro -, está mudando a vida de muitas famílias. O prefeito e candidato à reeleição, Cícero Lucena, assegurou que vai seguir avançando para garantir moradia digna às pessoas mais vulneráveis num novo mandato.
“Esse é um programa que só tem em duas cidades no Brasil, uma é João Pessoa e outra é no interior de São Paulo. É você dar a oportunidade, democratizar a escolha, porque as pessoas escolhem unidades habitacionais que querem comprar, onde a Prefeitura assegura o valor do imóvel. Vamos seguir olhando para as famílias mais vulneráveis, não só com essa, mas com toda nossa política habitacional”, enfatizou o prefeito.
No ‘Compra Assistida’ já são 165 familias beneficiadas até hoje, que conquistaram seus imóveis no valor de até R$ 115 mil – o teto do programa que é colocado em prática pela Secretaria Municipal de Habitação Social (Semhab) e programa João Pessoa Sustentável. Nessa primeira etapa serão contempladas 500 famílias, que vão mudar de endereço – deixar para trás o risco de vida e insalubridade para ter uma perspectiva de vida melhor. Elias Ferreira deixou sua casa no bairro São José, onde sofria com enchentes, para viver no Colinas do Sul, com dignidade e segurança.
“Lá eu perdi minhas coisas por três vezes. Todos os meus móveis, devido a enchentes – eu não tinha sossego, porque tudo que a gente comprava para dentro de casa, mas perdia, porque a água vinha e comia tudo, acabava com tudo”, desabafou. “Hoje não, graças a Deus, eu agradeço à Prefeitura, eu tenho a minha casa – considero uma mansão, porque tem três quartos, duas salas, dois banheiros, terraço”, comemorou.
No São José, serão 250 famílias beneficiadas com o ‘Compra Assistida’, enquanto o Complexo Beira Rio, mais 250. Além dessa solução habitacional, Cícero Lucena lembrou que a Prefeitura também está avançando na construção de 747 apartamentos de um residencial às margens da avenida Beira Rio, também destinado às famílias mais vulneráveis.
O residencial Quilombola será inaugurado ainda este ano para beneficiar 80 famílias de Paratibe, enquanto outros cinco conjuntos habitacionais tiveram projetos aprovados junto ao Governo Federal, dentro do programa Minha Casa Minha Vida, com investimento de R$ 560 milhões. Serão erguidos o Residencial S II, com 64 unidades no Roger; Das Nações, com 39 unidades no Centro; Residencial Sanhauá, com 108 unidades no Varadouro; Rio Paraíba, com 128 unidades no Alto do Mateus; e Rio Jaguaribe, com 240 unidades no Jardim Veneza.
Outros programas habitacionais
- Cuidar do Lar
Visa melhorar as condições de moradia, garantindo segurança, salubridade e conforto, proporcionando às famílias condições adequadas de habitação, com dignidade. O benefício é garantido com recursos do Município, por meio do Fundo de Desenvolvimento Urbano (Fundurb), criado na atual gestão. - Requalificação dos condomínios
Consiste em obras nos empreendimentos já existentes, contemplando imóveis em condições de desgaste. Já são mil unidades beneficiadas em vários bairros da Capital. - Regularização Fundiária
Por meio do Programa Morar Legal, a Prefeitura tem beneficiado famílias de baixa renda, com a entrega de titularidade dos imóveis em áreas antes regulares. Os projetos de Regularização Fundiária abrangem diversos bairros como: Bancários, Muçumagro, Mangabeira, Alto do Céu, Trincheiras, Cuiá, Padre Zé e Manaíra.