Competições esportivas marcam segundo dia de atividades da Vila Olímpica

Uma multidão compareceu, neste domingo (29), na Vila Olímpica Parahyba para prestigiar o segundo dia de competições, depois da entrega do equipamento esportivo pelo Governo do Estado. As principais atrações foram as seleções Brasileira e Paraibana de Nado Sincronizado. Muito antes da apresentação das meninas olímpicas, a arquibancada já estava lotada.

De acordo com o secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Tibério Limeira, a recepção da população não poderia ter sido melhor. “Este será o primeiro fim de semana que teremos de muita alegria e inclusão por meio do esporte. A inauguração, em si, já é um marco histórico. No entanto, as alegrias que este equipamento trará para a população serão igualmente importantes. Pretendemos, acima de tudo, incluir”, afirmou Tibério.

Na piscina de nado sincronizado, construída exclusivamente para a prática do esporte, as meninas da Seleção Brasileira da modalidade atraíam a atenção de todos na arquibancada. “É muito emocionante participar de um momento como esse. Um fim de semana de modalidades esportivas. É tudo que sonhávamos. Hoje, temos a oportunidade de vivenciar tudo isso”, afirmou a estudante Katarina Vieira.

Mas outras modalidades também atraíram um grande público. Antes da apresentação do nado sincronizado, houve competição de natação. Na água, as seleções do Sesi Paraíba e do Grêmio Cief, entre outras. A competição de polo aquático, disputada por representantes da Paraíba e Pernambuco, foi outro destaque. Paralelamente ao polo aquático, aconteceu a  competição entre a Seleção Master de Vôlei da Paraíba e de Pernambuco.

Na quadra, ainda foi realizada a competição de bocha para pessoas com deficiência. O esporte pode até ser pouco conhecido, mas já cumpre muito bem a sua função, de acordo com o coordenador técnico da Sejel, Gilmar Araújo. “Uma competição desse porte mostra, de forma clara, que a função primordial do esporte é a inclusão”, disse Gilmar.

Gorete Almeida, competidora de bocha, não tem dúvidas da inclusão do esporte. “Mesmo sendo um esporte pouco conhecido, nos faz muito bem. Tenho certeza de que não apenas para mim, mas também para os demais. Movimentamos nossos músculos à medida que relaxamos a mente”, destacou a competidora.

Inauguração – A inauguração da Vila Olímpica, em João Pessoa, faz parte de uma série de obras que marcam os cem dias de gestão do segundo mandato do governador Ricardo Coutinho. Nesse sábado (28), durante discurso de inauguração, ele destacou o legado do equipamento esportivo.

“Quando assumi o governo, em 2011, pela minha cabeça passava uma única coisa: não teria valido a pena eu passar pela gestão, assumir todos os compromissos que assumi e que cumpri, se eu não conseguisse legar, através de um Governo, uma grande vila olímpica, como esta, com essa realidade que estamos vendo”, afirmou.