Companhia de Dança de João Pessoa faz 1ª apresentação fora de casa neste domingo

A Companhia Municipal de Dança de João Pessoa participa, neste domingo (10), às 20h, da Mostra Campinense de Dança, que acontece no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande. Criado pela Prefeitura da Capital, através da sua Fundação Cultural (Funjope), o grupo de bailarinos executa o espetáculo ‘Poesia do Som’, em sua primeira apresentação fora da cidade.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, afirmou que, nessa primeira apresentação da Companhia fora de casa, é importante ressaltar a contribuição da equipe, dos bailarinos que não têm medido esforços para criar espetáculos. “Poesia do Som é o primeiro genuinamente criado pela e para a Companhia de Dança de João Pessoa. É um espetáculo único nesse aspecto e ficamos muito contentes que a Companhia esteja num caminho tão bonito e tão pleno de desenvolvimento”, destacou.

A diretora da Companhia de Dança de João Pessoa, Stella Paula Carvalho, disse que está sendo um prazer levar a Companhia para a primeira apresentação fora de João Pessoa e, principalmente, por ser em Campina Grande, cidade que considera importante e cheia de cultura.

O evento é promovido por Erasmo Rafael, diretor do Balé Cidade de Campina Grande, considerado por Stela como um dos maiores incentivadores da dança na Paraíba. “Para mim, está uma mistura de felicidade, gratidão e também muita ansiedade para que façamos lindo como fizemos aqui na estreia do espetáculo Poesia do Som”, acrescentou.

Antônio Alcântara, diretor de Ação Cultural da Funjope, disse que, desde a última apresentação da Companhia, durante o Festival Cidades Criativas, vem ensaiando todos os dias para esse momento. “O nosso objetivo é levar o nome da dança de João Pessoa para o restante do Brasil e, quem sabe, do mundo”, disse.

O diretor ressaltou que é uma honra começar a se apresentar pela Paraíba e, depois, aguardar os demais festivais para levar o nome da cidade de João Pessoa através da dança.

Esta será a terceira apresentação pública da Companhia de Dança. A primeira foi no Natal dos Sentimentos, com uma adaptação do espetáculo ‘O Quebra Nozes’ e, depois, no Festival Cidades Criativas, com o espetáculo ‘Poesia do Som’, em homenagem ao paraibano Sivuca. Entre as composições do artista que vão ganhar vida no palco está ‘Feira de Mangaio’.

A Mostra Campinense de Dança é um evento realizado para celebrar o mês da dança. Começou nesta quinta-feira (7) e termina no domingo (10). O evento conta com a participação de dezenas de grupos, escolas e bailarinos de várias cidades. O evento se propõe a atuar como veículo de arte e educação, fomentador da criação coreográfica, difusor do trabalho artístico brasileiro e ponto de intercâmbio entre os milhares de profissionais do setor.