Como renegociar a dívida do Fies e qual o desconto, que pode chegar a 99%

De acordo com o governo federal, as condições para quitação estão disponíveis até 31 de maio de 2024

O governo federal, através do Ministério da Educação (MEC), deu início ao programa de renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2023. As condições para quitação estão disponíveis até 31 de maio de 2024. Até quem não está com a dívida atrasada pode ter desconto no pagamento à vista. Há condições especiais para quem está cadastrado no CadÚnico, e perdão pode chegar a 99% da dívida total.

Como renegociar a dívida?

Existem, basicamente, quatro caminhos para aderir ao programa de renegociação:

  • Pessoalmente, indo em uma agência bancária da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil (a depender por onde o contrato inicial foi firmado), dentro dos horários de atendimento das agências
  • Através do portal SifesWeb, se o contrato for pela Caixa
  • Aplicativo Fies Caixa
  • App do Banco do Brasil

Dá para ver o tamanho da dívida e as melhores condições de sua renegociação. Também será possível visualizar o percentual de desconto aplicado, conforme a quantidade de parcelas selecionadas.

Nos canais digitais, a renegociação Fies 2023 deve ser feita em dias úteis, das 9h às 19h. Caso o devedor tenha iniciado o atendimento em uma agência, não será possível gerar nova proposta de renegociação por outro canal.

Do Uol