Como o erro de um estagiário fez o Google perder US$ 10 milhões

Um exercício de treinamento interno do Google com trainees não saiu muito bem como esperado, tendo em vista que levou a companhia a perder, segundo estimativas do Financial Times, um montante de US$ 10 milhões. O erro? Um dos estagiários do Google publicou um anúncio equivocado – um simples retângulo amarelo sem texto – em sites e aplicativos.

O anúncio ficou visível nos Estados Unidos e Austrália por cerca de 45 minutos. A ação aconteceu enquanto os estagiários recebiam treinamento sobre o sistema de exibição de anúncios do Google.
O banner só foi para o ar porque um dos trainees quis ir além no exercício e submeteu um pedido real para compra de anúncios no sistema do Google AdX que permite comprar espaços publicitários por meio de leilões em tempo real.
O prejuízo foi grande, pois o estagiário fez uma oferta 10 vezes maior do que o usual para o anúncio. A ordem emitida pelo funcionário pagava US$ 25 por CPM (Custo Por Mil exibições, cujas ordens similares normalmente valem US$ 2 e US$ 4). Com esse valor alto, o banner amarelo se espalhou rapidamente.
“Assim que tomamos conhecimento desse erro honesto, trabalhamos rapidamente para interromper as campanhas”, disse o Google. A companhia ainda acrescentou dizendo que iria honrar todos os pagamentos aos publishers que foram impactados pelo erro.
Agora, depois desse deslize, o Google também reforçou que iria trabalhar em controles para prevenir esse tipo de erro. Do IDG Now.