Como funciona a energia solar e como adquirir

A velocidade com que as novas tecnologias avançam permite que as pessoas tenham muito mais facilidade em ter acesso a ferramentas e a serviços que antes pareciam distantes, como a energia solar por assinatura

Esse serviço está ganhando cada vez mais espaço de destaque, por oferecer inovação, uma alternativa sustentável, economia e devolvendo o poder de escolha dos consumidores.

Então, se você está pensando se energia solar por assinatura é algo que vale a pena investir, continue lendo!

Iremos explorar o que é energia solar, como ela é produzida, os benefícios e vantagens que você e sua empresa podem conseguir com a energia solar por assinatura e, principalmente, como implementar na sua empresa. 

O que é a energia solar?

A energia solar é simplesmente a energia gerada através da luz solar. Mas, vamos explicar melhor do que se trata para que você não fique com nenhuma dúvida.

A energia solar, ou energia fotovoltaica, é gerada pela incidência da luz do Sol captada pela placa solar. Nessas placas existem células feitas de materiais semicondutores como o silício, por exemplo.

As células conseguem absorver a luz do Sol e a transformam em eletricidade usada para alimentar aparelhos e equipamentos eletrônicos.

Os painéis solares são instalados em locais com a maior incidência de luz solar, por isso elas são instaladas nos telhados das casas e no topo dos condomínios ou prédios comerciais; assim como podem ser instaladas em terrenos abertos, como nas chamadas fazendas de usinas solares. 

A energia solar é considerada uma fonte de energia limpa, pois não emite gases poluentes que contribuem para o agravamento do efeito estufa; e renovável, ao contrário da energia gerada por combustíveis fósseis, ela é ilimitada.

Como a energia solar é produzida?

Como forma de diminuir a conta de luz ao final do mês, a energia solar por assinatura a cada ano cresce no Brasil, quase quadruplicando nos últimos 3 anos, saindo de 3 mil para 11 mil clientes de energia solar por assinatura. 

A energia solar é produzida através da conversão da luz solar em energia usada diariamente pelos consumidores residenciais ou empresariais. Esse processo de energia acontece após várias etapas e envolve também vários componentes.

Captação da luz solar

A coleta da energia solar acontece pelos painéis solares, ou placas fotovoltaicas. Eles são os responsáveis por captar a luz solar através dos semicondutores, o mais comum deles é o silício. 

Efeito fotovoltaico

Os fótons da luz solar fornecem energia suficiente para liberar elétrons dos átomos do material semicondutor, gerando uma corrente elétrica, conhecida como corrente contínua (CC), caracterizando o efeito fotovoltaico.

Geração de eletricidade

Após a geração da corrente contínua ser gerada pelo efeito fotovoltaico, é capturada pelos painéis solares e direcionada para um inversor solar. Esse inversor fica, então, responsável pela conversão da corrente contínua (CC) para a corrente alternada (CA), eletricidade usada nas residências e nas empresas.

Distribuição e utilização

Logo, a eletricidade gerada pelos painéis solares é distribuída para o sistema de distribuição elétrica para ser usada na alimentação dos aparelhos eletrônicos, iluminação, sistemas de aquecimento, resfriamento ou qualquer outro tipo de equipamento.

Para manter esse sistema funcionando é necessário arcar com os custos de manutenção, instalação e adaptações do local e da rede elétrica, o que acaba desencorajando o consumidor que não quer precisar lidar com essas questões.

O que torna a energia solar por assinatura uma opção mais atraente, já que o cliente só assina o contrato de assinatura de energia solar e usa os créditos de energia gerada pela geração distribuída de energia solar. 

Dessa forma, os clientes ou consumidores conseguem ter acesso à energia solar sem precisar investir em equipamentos, ou se preocupar com a manutenção desses sistemas. 

Benefícios e vantagens da energia solar por assinatura

A energia solar por si só já oferece muitas vantagens quando colocamos ela de frente com outras fontes de energia.

Mas, a energia solar por assinatura, oferece também outros tipos de benefícios e vantagens para os consumidores que escolhem esse tipo de modelo de energia, por exemplo:

  • Não precisa fazer investimentos em equipamentos, painéis solares, inversores, estruturas, cabos e outros custos para instalar e manter um sistema fotovoltaico;
  • O cliente consegue ter economia todos os meses com a energia solar por assinatura, além de não dependerem apenas de uma empresa de distribuição de energia;
  • Com a energia solar por assinatura, o cliente pode ter acesso à energia limpa e sustentável sem contribuir na redução da emissão de gases do efeito estufa, além de ajudar no combate às mudanças climáticas;
  • Ao contratar energia solar por assinatura, os clientes não precisam se preocupar com manutenção nem com monitoramento. A empresa contratada já faz tudo isso;
  • Os clientes que escolhem a energia solar por assinatura conseguem ter mais independência energética, pois não depende exclusivamente dos fornecedores de energias convencionais.

Para resumir, a energia solar por assinatura, diferente da eletricidade disponibilizada pela concessionária local, por exemplo, oferece uma forma mais acessível, facilitada e sustentável de aproveitar todos os benefícios da energia solar desde economia de custos até a redução de emissão de gás carbônico e maior independência energética. 

Como adquirir e implementar energia solar

Quer ter energia solar em casa? Descubra como fazer isso de forma simples e dinâmica!

  • Avalie: certifique-se de que sua propriedade receba luz solar suficiente e conheça os regulamentos locais;
  • Pesquise e solicite orçamentos: encontre fornecedores confiáveis e compare preços e serviços oferecidos;
  • Design personalizado: os especialistas visitaram sua propriedade, analisaram suas necessidades e projetaram um sistema de energia solar personalizado para você;
  • Financiamento e incentivos: Conheça as opções de financiamento disponíveis e confira os incentivos fiscais oferecidos pelo governo;
  • Instalação e ligação: Os painéis solares serão instalados na cobertura ou numa estrutura de terra e o sistema será ligado à rede eléctrica local;
  • Inspeção e homologação: O sistema passará por inspeções para garantir a conformidade e segurança;
  • Ativação e monitoramento: Após a aprovação, seu sistema fotovoltaico será ativado e você poderá acompanhar seu desempenho em tempo real.

Agora você pode aproveitar os benefícios da energia solar em sua casa, economizando dinheiro e contribuindo para um futuro mais sustentável. Não se esqueça de consultar especialistas locais para orientações específicas e aproveitar o poder do sol!