Como abrir uma offshore

Quer saber como abrir uma offshore? Então continue neste artigo que iremos falar sobre os principais detalhes acerca desse assunto.

O que é uma conta offshore?

Antes de falarmos sobre como abrir uma offshore, primeiro você deve entender do que se trata esse modelo de negócios.

Em suma, o termo offshore significa “fora da costa”, e esse conceito representa muito bem esse tipo de negócio dentro do mundo dos investimentos.

Trata-se de uma conta que fica localizada em um país que não é a residência do proprietário, isto é, fica em território estrangeiro.

Há diversos bancos e demais instituições financeiras que oferecem a possibilidade de abrir conta para pessoas de outros países.

Mas, nesse caso, acaba sendo necessário seguir todas as regras da nacionalidade da instituição, sendo que isso pode agregar algumas vantagens.

Como funciona?

Na verdade, uma offshore funciona de maneira bem simples. Primeiro, o correntista deve abrir uma conta e usar para fazer depósitos, pagamentos, transferências etc.

Contudo, na hora que for escolher o país, acaba sendo comum recorrer a um “paraíso fiscal”. Nesse caso, trata-se de países que não tributam a renda ou que detém uma alíquota mais baixa.

Fora isso, também podem ser territórios que possuem sigilo no que tange às pessoas físicas ou jurídicas.

Nesse sentido, saiba que existem diversos países para se considerar paraísos fiscais, bem como:

  • Hong Kong;
  • Suíça;
  • Maldivas;
  • Cayman;
  • Panamá etc.

Ou seja, se por acaso as regras tributárias forem mais benéficas do que o país de origem, acaba sendo mais vantajoso.

Qual é o objetivo de uma conta offshore?

Na maior parte das vezes, as pessoas que abrem uma conta no exterior tem por intuito aproveitar todos os benefícios fiscais.

Isso porque existe redução de imposto, facilidade de fazer movimentações e sigilo em certas operações também.

Fora isso, pessoas que costumam trabalhar com moedas de outros países também conseguem obter uma maior liberdade de câmbio também.

Ainda existe a possibilidade de realizar investimentos, depósitos e transferências com outras moedas. Como as transações seguem a regra do país estrangeiro, acaba sendo possível negociar as moedas oficialmente.

Por fim, um outro objetivo bem atrativo é a redução de juros, algo muito benéfico para aqueles que buscam algum tipo de financiamento.

Como abrir uma offshore?

Agora que você já entendeu sobre os principais detalhes desse assunto, com certeza quer saber como abrir uma offshore, certo?

Quanto a isso, primeiro tenha a consciência do quão importante é ter ajuda de um profissional devidamente capacitado nesse assunto, de preferência algum que tenha contato com o país que deseja abrir a conta.

Fique atento, pois a Receita Federal do Brasil tem a Instrução Normativa n.º 1.037 de 2010. Essa, por sua vez, mostra todos os países que se consideram países fiscais.

Agora, dentre as dicas de como abrir uma offshore, citamos:

1. Escolha o banco

Tenha sempre em mente que, dentro da nação que escolheu, há diversas instituições financeiras, igual como existe aqui no Brasil.

Há diversos bancos que oferecem a possibilidade de abrir conta corrente, de investimento, poupança etc. Por isso, tenha esse cuidado.

Escolha uma instituição financeira que seja de confiança para poder abrir a sua conta, mas não deixe de averiguar a regularidade de todas elas.

2. Envie os documentos necessários

Em seguida, o próximo passo é apenas seguir todos os procedimentos de praxe para poder abrir a sua conta, sendo que a própria instituição irá informar o que deve fazer.

Mas, no geral, é preciso ter alguns documentos pessoais, como CNH, CPF, RG, passaporte e coisas desse gênero.

A depender da instituição que você escolher, pode ser necessário mostrar um comprovante de residência, de modo a demonstrar onde se reside.

Ainda há instituições que solicitam um demonstrativo de rendimentos, mas não são todas que pedem.

Caso haja essa necessidade, você pode apresentar as suas declarações de Imposto de Renda ou algum outro documento fiscal da empresa offshore.

Mas, como cada instituição tem processos distintos, acaba sendo necessário sempre averiguar direto com o banco que escolheu.

Para facilitar, utilize a internet a seu favor para poder se antever a todos os procedimentos que uma determinada empresa oferece, mas também existe a possibilidade de contar com a ajuda de uma assessoria.