Comitiva de universidade chinesa discute parceria na Saúde com a Paraíba

Secretário da Secties, Claudio Furtado, destacou que a Paraíba vem avançando em inovação graças ao potencial das universidades no estado

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) recebeu, nessa quinta-feira (23), representantes da Universidade de Medicina Tradicional da província de Henan, na China. No encontro, foram discutidas parcerias com a universidade chinesa para a implantação de um curso de pós-graduação na área de Medicina Tradicional Chinesa e intercâmbio com estudantes, pesquisadores e professores, a partir da celebração de acordos com o Governo da Paraíba e instituições de ensino superior.

Durante a reunião, o secretário da Secties, Claudio Furtado, destacou que a Paraíba vem avançando em inovação graças ao potencial das universidades no estado. “As universidades da Paraíba vêm ocupando o ranking de patentes no Brasil no primeiro lugar, nos últimos cinco anos. Uma das nossas universidades, vêm se revezando frente a esse ranking chamado Instituto Nacional de Registro de Patentes, o INPI. Temos cursos em todas as áreas de conhecimento. Na área da Saúde, temos cursos nas três universidades públicas, UFPB, UFCG E UEPB. Três cursos de Medicina, um em João Pessoa, Campina Grande e Cajazeiras, mas também temos outros cursos que contemplam a área como Farmácia, Odontologia, Analises Clinicas, Enfermagem, uma série de cursos que colocam a Paraíba também como uma situação de liderança de formação nessas áreas, tanto no Nordeste como também numa excelente posição no Brasil”, detalhou.

Para a chefe do departamento de Medicina Chinesa, Lian Xiãofang, “Nosso interesse nesse encontro de hoje é estreitar a relação entre as universidades do Estado da Paraíba com a Província de Henan, para ações de intercâmbio de alunos, para fazerem treinamento em Henan, e terem essa interação e cooperação entre as universidades, como também fortalecer a faculdade de Medicina em nível mundial. Diante do cuidado que o Governo do Estado teve na pandemia da Covid-19, isso mostra o respeito pela saúde aqui, e isso ajuda e incentiva eles também terem essa cooperação para que continuem trabalhando bem na área da saúde”, ressaltou.

A reitora da UEPB, Célia Regina, destaca o interesse na parceria com a universidade chinesa. “Temos uma expectativa de estabelecer uma parceria para que a gente possa ter um intercâmbio entre professores, estudantes, técnicos, pesquisadores, como também pensamos em uma pós-graduação de mestrado e doutorado, para depois a gente verificar os próximos passos a serem dados”.

Além da comitiva da universidade chinesa, participaram da reunião, os secretários executivos da Secties, Elis Regina Barreiro e Rubens Freire; a reitora da Universidade Estadual da Paraíba, Célia Regina; o Chefe de Gabinete da UEPB, professor José Luciano Albino Barbosa; O presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa na Paraíba (Fapesq), Rangel Júnior.