Uma campanha em homenagem ao Dia dos Namorados, lançado pela empresa de perfumaria ‘O Boticário’ no dia 24 de maio, está gerando polêmica nas redes sociais. No comercial, casais heterossexuais e homossexuais aparecem trocando carinhos e presentes da marca para celebrar a data.
Entre os críticos estão grupos religiosos que consideram demonstrações de afetos entre pessoas do mesmo sexo como ‘ofensivas’. Em entrevista ao Paraiba Já, nesta terça-feira (2), o coordenador de Promoção da Cidadania LGBT de João Pessoa, Roberto Maia, disse que as discussões sobre o tema na internet são homofóbicas e machistas.
“Gera polêmica porque colocaram casais homossexuais. Infelizmente, temos que viver em uma sociedade preconceituosa, como se as pessoas não tivessem o direito demostrar o amor por pessoas do mesmo sexo”, lamentou Roberto.
No ano passado, o Movimento Espírito Lílas (Mel), entidade que luta pelos direitos LGBT na Paraíba, lançou o primeiro comercial com beijo gay da televisão brasileira. Na época, o vídeo foi alvo de críticas, mas para o coordenador ressalta que esta foi uma forma de romper um ‘tabu’ na sociedade. Ele ainda falou das novelas que também estão colaborando no combate a homofobia. “As empresas estão tentando desconstruir essa cultura heteronormativa, de que só existem casais heterossexuais”, ressaltou.
Roberto ainda enfatizou que a falta de diálogo nas escolas sobre diversidade sexual é um problema. “Não dá pra ficar escondendo o afeto e amor entre pessoas do mesmo sexo. Quanto mais a sociedade tenta silenciar estes assuntos, mais crimes homofóbicos acontecem”, alertou.