Comercial de TV que mostra afeto entre casais gays gera reação homofóbica nas redes sociais

Uma campanha em homenagem ao Dia dos Namorados, lançado pela empresa de perfumaria ‘O Boticário’ no dia 24 de maio, está gerando polêmica nas redes sociais. No comercial, casais heterossexuais e homossexuais aparecem trocando carinhos e presentes da marca para celebrar a data.

Entre os críticos estão grupos religiosos que consideram demonstrações de afetos entre pessoas do mesmo sexo como ‘ofensivas’. Em entrevista ao Paraiba Já, nesta terça-feira (2), o coordenador de Promoção da Cidadania LGBT de João Pessoa, Roberto Maia, disse que as discussões sobre o tema na internet são homofóbicas e machistas.

“Gera polêmica porque colocaram casais homossexuais. Infelizmente, temos que viver em uma sociedade preconceituosa, como se as pessoas não tivessem o direito demostrar o amor por pessoas do mesmo sexo”, lamentou Roberto.

No ano passado, o Movimento Espírito Lílas (Mel), entidade que luta pelos direitos LGBT na Paraíba, lançou o primeiro comercial com beijo gay da televisão brasileira. Na época, o vídeo foi alvo de críticas, mas para o coordenador ressalta que esta foi uma forma de romper um ‘tabu’ na sociedade.  Ele ainda falou das novelas que também estão colaborando no combate a homofobia. “As empresas estão tentando desconstruir essa cultura heteronormativa, de que só existem casais heterossexuais”, ressaltou.

Roberto ainda enfatizou que a falta de diálogo nas escolas sobre diversidade sexual é um problema. “Não dá pra ficar escondendo o afeto e amor entre pessoas do mesmo sexo. Quanto mais a sociedade tenta silenciar estes assuntos, mais crimes homofóbicos acontecem”, alertou.