Começam hoje as provas do Enem; na Paraíba mais de 200 mil farão provas

Começam hoje as tão esperadas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para os 230.882 candidatos que se inscreveram na Paraíba, agora é hora de relembrar o que ficou estabelecido no edital para não correr o risco de ser eliminado, visto que se espera que o assunto não seja mais problema após meses de preparação. Alguns itens que devem receber atenção especial são o horário de chegada e os documentos de identificação, que podem acarretar a impossibilidade de realização da prova caso apresentem algum problema.

Primeiramente, é importante que o candidato confira com antecedência o local em que realizará o certame. A conferência pode ser feita observando o cartão de confirmação de inscrição, que foi encaminhado para a casa de todos os postulantes, bem como por meio do endereço eletrônico sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova.

Em ambos os dias de provas, o certame terá início às 13h, horário oficial de Brasília, o que implica dizer que aqui na Paraíba os candidatos começarão a realizar os testes a partir do meio-dia, visto o horário de verão. Assim sendo, conforme edital, a orientação é para que os candidatos cheguem ao local de prova com pelo menos uma hora de antecedência, nesse caso, aqui na Paraíba às 11h.

O horário de chegada será o mesmo também para os participantes sabatistas – que guardam o dia de sábado. Neste primeiro dia, eles chegarão no horário estabelecido e ficarão em uma sala especial, onde aguardarão pelo teste, que, para eles, terá início às 19h, horário oficial de Brasília.

Outro ponto importante que deve ser relembrado é a apresentação de um documento oficial com foto. Conforme o edital do certame, são considerados válidos cédula de identidade expedida por órgão oficial, Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997, Certificado de Dispensa de Incorporação, certificado de reservista, passaporte e carteira de habilitação com fotografia.

Caso o candidato tenha sofrido um assalto e, por consequência, perdido os documentos, ele poderá realizar o exame mediante apresentação de Boletim de Ocorrência expedido até no máximo 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame e submetendo-se à identificação especial, que será realizada pelos profissionais responsáveis no local de prova. Outra recomendação é para que seja levado o cartão de confirmação de inscrição, apesar de não ser obrigatório.

Além disso, o participante é orientado pelo edital a não levar celular para o local de prova e, caso o faça, o mantenha desligado dentro do porta objetos que será disponibilizado pelos fiscais. Também algo que deve ser atentado é a caneta que pode ser utilizada, que é a esferográfica preta de material transparente. A utilização de outros tipos de lápis ou canetas ou ainda a utilização de qualquer aparelho eletrônico durante a realização do exame sujeitará o participante à eliminação.

PROVAS
Neste primeiro dia do certame, serão realizadas as provas que competem os temas: Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e para isso serão disponibilizadas quatro horas e meia para a análise, preenchimento do gabarito e conferência das questões. No segundo dia de provas os estudantes terão uma hora a mais do que no dia anterior, tendo, então, 5h30 para responder às questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e elaborar uma Redação, além de também realizar a prova de língua estrangeira, mediante a escolha previamente feita no momento da inscrição.