- Publicidade -
Cotidiano

Combate a fakes news: Ibope aponta que 66% dos brasileiros confiam mais em sites de notícias

Pesquisa feita pelo Ibope Inteligência aponta que 66% dos brasileiros consideram os portais de notícias as fontes mais confiáveis de informação. Os dados foram obtidos em levantamento feito pelo instituto nos dias 18 a 22 de outubro, com 2.000 pessoas.

- Continua depois da publicidade -

A pesquisa mostra ainda que só 5% disseram confiar em informações no Facebook -percentual igual aos que disseram confiar em informações de parentes.

Outros 4% afirmaram confiar em conteúdo veiculado pelo WhatsApp e 90% dos entrevistados disseram ter recebido algum tipo de desinformação -a lista inclui conteúdo com informações distorcidas ou enganosas, notícias antigas que são divulgadas como novas e conteúdo totalmente falso. A maior parte das notícias falsas foi lida no Facebook (80%) e WhatsApp (75%), segundo os entrevistados.

A pesquisa também questionou sobre o que os entrevistados fazem para confirmar se uma notícia é verdadeira ou falsa. Verificar a fonte foi a opção citada por 58%, seguida por ler a notícia na íntegra (45%), buscar outras fontes para validar o fato (42%), checar a data de publicação (30%) e pesquisar sobre a fonte da informação (18%).

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected] | WhatsApp: (83) 98176 - 1651

Redação Paraíba Já

Fundado em maio de 2010, o Paraíba Já é um portal de notícias sediado em João Pessoa (PB), que tem compromisso com a verdade, fazendo um jornalismo de qualidade e relevância social.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar