Combate à depressão e suicídio é tema de sessão especial na ALPB

Somente no primeiro semestre de 2019, a Paraíba registrou aproximadamente 121 casos de suicídio, desses 16 aconteceram em João Pessoa, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado. Com o objetivo de debater o combate e prevenção ao suicídio a deputada estadual Camila Toscano (PSDB), em parceira com o Conselho Regional de Medicina da Paraíba, realiza nesta quinta-feira (12), uma sessão especial, na Assembleia Legislativa da Paraíba, no Plenário José Mariz, às 14h30.

A sessão especial acontece no Dia Estadual de Prevenção e Combate à Depressão na Paraíba, criado por uma lei de autoria de Camila.  A data faz alusão ao suicídio da advogada e atleta de vôlei, Ana Helena Costa Lima, que lutava contra a depressão, uma doença silenciosa e que requer tratamento especializado.

Camila defende que é preciso falar de forma mais aberta sobre o tema e melhorar o tratamento da depressão nas redes públicas de saúde na Paraíba. “Sabemos que o Estado tem responsabilidade em relação à saúde pública e o dever de esclarecer e prestar atendimento necessário para cuidar destas pessoas que vivem com a doença da depressão”, destacou.

“A doença desencadeia sofrimento e a pessoa passa a não mais sentir prazer e perder a vontade de viver, podendo levar ao suicídio. Todos nós devemos nos conscientizar e combater a depressão e consequentemente, diminuir o índice de suicídio”, explicou a deputada.

Rede de apoio – Camila destaca os canais 24h de atendimento ao público. A luta contra o suicídio deve ser combatida, gratuitamente é possível contatar o Disque 188, do Centro de Valorização da Vida (CVV), que passou a contar com a ligação gratuita em todo território nacional. O CVV também faz atendimento online por meio do site https://www.cvv.org.br/

Combate a depressão – Visando combater a doença, Camila Toscano, teve no ano passado a Lei de nº 11.388/2019, de sua autoria, aprovada. A matéria trata sobre a criação da política de diagnóstico e tratamento da depressão nas redes públicas de saúde do estado da Paraíba, que terão, com base na Lei, a Política de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome da Depressão.

Comente