Com a derrota por 2 a 0 para a Bélgica, o Brasil foi mais uma vez eliminado da Copa do Mundo nas quartas de final. Esta foi a quinta vez que a seleção caiu nesta fase em um Mundial. Todas elas foram para seleções europeias.

Com o resultado, o Brasil não pode superar nem mesmo a campanha da ultima Copa, em que foi derrotado por 7 a 1. No Mundial do Brasil, a seleção chegou à semifinal e acabou na quarta colocação, após a derrota para a Holanda na disputa pelo terceiro lugar.

Eliminações do Brasil nas quartas de final

1954 – Suíça

Hungria 4 x 2 Brasil
Na primeira Copa depois do Maracanazzo, o Brasil parou na lendária seleção húngara, que acabaria a competição com o vice-campeonato. Os gols brasileiros na partida foram marcados por Djalma Santos e Julinho.

1986 – México

Hungria 4 x 2 Brasil
O Brasil teve, no México, uma segunda chance à famosa geração de 1982. A seleção abriu o placar com Careca, aos 17 minutos, mas deixou Bats empatar ainda no primeiro tempo. Na prorrogação, Zico, que havia entrado durante a partida, desperdiçou um pênalti e a partida acabou sendo decidida nas penalidades máximas. Com erros de Sócrates e Júlio César, o Brasil parou no time de Platini.

2006 – Alemanha

França 1 x 0 Brasil
Com um time badalado, o Brasil tentou ser bicampeão novamente em 2006. Mas a atuação de gala de Zinedine Zidane foi demais para os esforços da seleção, que caiu por 1 a 0 com o gol de Thierry Henry.

2010 – África do Sul

Holanda 2 x 1 Brasil
Na África do Sul, a seleção comandada pelo técnico Dunga saiu na frente da Holanda, com gol de Robinho. Mas após um gol contra de Felipe Melo, entrou em colapso. O meia foi expulso por agredir Arjen Robben e viu o holandês Sneidjer completar a virada.

2018 – Rússia

Bélgica 2 x 1 Brasil
A Bélgica não tomou conhecimento do Brasil no primeiro tempo. Com um futebol avassalador, abriu 2 a 0 com certa facilidade. Renato Augusto chegou a descontar na segunda etapa, mas não foi o suficiente para empatar a partida.

As informações são de O Globo