Conhecido entre os parlamentares como o “Oscar da política brasileira”, o Prêmio Congresso em Foco divulgou a lista preliminar dos deputados e senadores aptos a serem votados. Foram excluídos sumariamente aqueles que respondem acusações criminais e não exerceram mandato por pelo menos 60 dias neste ano.

Na disputa do prêmio de senadores, a Paraíba só poderá contar com 2 dos atuais 3 parlamentares. Cássio Cunha Lima (PSDB) foi excluído por responder a inquérito criminal no episódio que ficou conhecido por ‘Caso Concorde’, no qual a Polícia Federal investigou supostos esquemas de desvios de recursos e lavagem de dinheiro na campanha eleitoral do PSDB da Paraíba em 2006.

Foram excluídos da relação todos os congressistas denunciados pelo Ministério Público ou que sejam alvo de ações penais e inquéritos em andamento. Desta maneira, a Paraíba será representada por José Maranhão (MDB) e Raimundo Lira (PSD) no prêmio ao Senado.

De acordo com levantamento do Congresso em Foco, estão aptos para participar da disputa por prêmios 401 congressistas. São 42 senadores (pouco mais de 50% dos integrantes do Senado) e 359 deputados (70% dos membros da Câmara).

A lista final será divulgada no próximo dia 25.

Sobre a votação

O processo de votação pela internet se dará entre 1º e 31 de julho. Os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação em 13 de agosto.

Pesquise por nome ou passe o cursor sobre as listas abaixo para ver a relação preliminar dos parlamentares aptos ao Prêmio Congresso em Foco 2018:

Comente