Com o tema “O Poder das Artes”, começa a 43ª edição do Festival de Inverno de CG

A 43º edição do Festival de Inverno de Campina Grande foi aberta na noite desta quinta-feira, 16, na Praça da Bandeira, com a presença do cantor maranhense Zeca Baleiro. Um grande público prestigiou a abertura deste que é um dos mais tradicionais festivais de inverno do Brasil. O Festival de Inverno de Campina Grande será realizado no período de 16 a 23 de agosto numa promoção Instituto Solidarium, Instituto de Cultura, Arte e Cidadania e da Prefeitura Municipal de Campina Grande.

A solenidade de abertura foi marcada por pronunciamento da presidente do Instituto Solidarium e diretora do Festival de Inverno de Campina Grande (FICG), Eneida Agra Maracajá. Também estavam presentes os coordenadores das mostras nacionais de música (Sandrinho Dupan), dança (Myrna Maracajá), teatro (Flávio Guilherme) e cinema (Romero Azevedo). Ainda na abertura, houve apresentação do Coral Coro em Canto, da UFCG.

Conforme destacou a professora Eneida Maracajá, a comunidade vai desfrutar gratuitamente durante uma semana de uma rica programação de música, dança, teatro e cinema. “Aqui estamos, nestes 43 anos de resistência para propagar o tema o poder das artes, que não é o poder político, nem o poder econômico ou social. Trata-se, isto sim, do poder da criação, pois somente a arte tem a poder de transformar e de tornar possível esta verdadeira ciranda da cultura e da sensibilidade”, afirmou. Ela também agradeceu ao apoio prefeito Romero Rodrigues pelo apoio a mais uma edição do festival.

Com apresentações gratuitas de música, dança, teatro e cinema, a nova edição do Festival ocupará a Praça da Bandeira, Memorial Severino Cabral, Feira Central, Escola Tiradentes e o Santuário Sagrado Coração de Jesus

A programação deste ano conta ainda com shows de Zélia Ducan, Cabruêra e o Coletivo 60 anos da Bossa. Na Mostra Nacional de Dança algumas das atrações serão a Cia. Brasileira de Danças Clássicas de São Paulo e a Focus do Rio de Janeiro. A Mostra Nacional de Teatro será marcada pelo espetáculo “Elizabeth a Divina”, do Rio de Janeiro.

Neste ano, uma das novidades é a volta da Mostra Nacional de Cinema, coordenada pelo cineasta Romero Azevedo. A mostra teve início às 18h desta quinta-feira com a a exibição do filme “A Luneta do Tempo”, que tem a direção de Alceu Valença.

A programação completa do 43º FICG pode ser acompanhada através das redes socais do projeto, no Instagram (@festivalinvernocg), pelo Facebook (facebook.com/ festivalinvernocg) ou pelo twitter (@festivalinvernocg).