Com mais de 200 obras entregues, trabalho da Seinfra recebe homenagem na CMJP

João Pessoa vive um grande momento na área de infraestrutura, com a Prefeitura entregando obras que estão melhorando a qualidade de vida da população, além da execução de intervenções que prometem oferecer uma nova perspectiva de desenvolvimento para a cidade. Esse trabalho recebeu o reconhecimento da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), que concedeu, na manhã desta terça-feira (14), votos de aplausos ao secretário Rubens Falcão e a diretora de Iluminação Pública Joyce Alves.

“Vou chegar à Seinfra e dividir essa homenagem com meus 400 companheiros, que são responsáveis por este voto de aplauso. Para mim é um incentivo muito grande, um reconhecimento para que a gente possa sempre estar melhorando. Tenho muito respeito pela Câmara Municipal e tenho a consciência que, independente de partido, cada um representa uma parcela importante da sociedade”, declarou Rubens Falcão.

Joyce Alves lembrou da missão da Diretoria de Iluminação Pública de João Pessoa (Dilup) de proporcionar avanços como o programa de LED e garantir um bom atendimento à população. “Uma honra receber, em nome da Dilup, essa homenagem da Câmara Municipal e do vereador Tarcísio Jardim, que reconhece o trabalho da nossa equipe, que atende as demandas da população, sejam elas de avançar com o programa de LED ou mesmo na manutenção dos mais de 60 mil pontos de iluminação da cidade”, afirmou.

O autor do requerimento foi o vereador Tarcísio Jardim, que justificou a honraria destacando o caráter público da Seinfra, compromissada com os avanços da cidade de João Pessoa. “Lá na Seinfra não se faz distinção de quem é situação ou oposição. Você é sempre bem atendido. Aproveito para mais uma vez parabenizar o secretário Rubens e Joyce. Obrigado por todos os serviços prestados à população de João Pessoa através de nós vereadores”, declarou.

Mais de 200 obras entregues – Desde o início da atual gestão, a Seinfra inaugurou obras em diversas áreas da cidade. Na educação, uma verdadeira revolução, com a reforma e construção de escolas – 32 estão com obras de melhorias em andamento e outras 15 foram entregues.

O programa de pavimentação avança e já tem obras em 61 bairros e comunidades da Capital. Foram entregues mais de 90 ruas com calçadas padronizadas e acessibilidade, outras 132 estão com obras em andamento e 700 receberam ordem de serviço – a meta é superar mil ruas em toda cidade. Paralelamente, a Seinfra avança com obras de asfaltamento, onde 79 vias já foram entregues e o trabalho segue acontecendo, com destaque para a requalificação da Avenida Cruz das Armas, que está recebendo asfalto novo.

Na área de iluminação pública, o programa de LED, de substituição de lâmpadas convencionais por lâmpadas mais eficientes, com melhor visibilidade e durabilidade, é uma realidade em 21 bairros e em diversos corredores, que passaram a oferecer mais conforto no trânsito. Até o final de 2024, toda Capital estará iluminada com essa tecnologia, o que vai proporcionar, também, mais economia para a Prefeitura.

As obras contemplaram ainda a área de mobilidade urbana, com a construção da rotatória do Geisel, que melhorou a dinâmica do trânsito e pôs fim aos longos congestionamentos na região. A Seinfra também já entregou cinco praças, além do Bosque Parque das Águas, em Mangabeira. Outras três praças estão licitadas ou com obras em andamento. O cuidado com a orla fez com que a Seinfra concluísse a primeira etapa da reestruturação da calçadinha de Cabo Branco, enquanto a segunda etapa está com projeto pronto para ser iniciado.

O que vem por aí – Com 765 ordens de serviços asseguradas, totalizando mais de R$ 380 milhões em investimentos para mais obras na cidade – pavimentação e asfalto, LED, rede de drenagem, reforma e construção de espaços públicos, entre outros, destacam-se os seguintes projetos:

– Parque da Cidade, no bairro Aeroclube: a Seinfra já deu início ao projeto viário. A obra inclui ainda a construção de um viaduto, além de espaços de lazer, convivência e prática esportiva.

– Parque das Três Ruas, nos Bancários: com área de aproximadamente 9,3 hectares, o espaço terá equipamentos esportivos como ciclovia e pista de caminhada de 1,6 quilômetro (km); curtas trilhas acessíveis; duas quadras esportivas para prática de vôlei de areia e/ou beach tênis, uma quadra de Streetball, onde se pode praticar basquete de rua, e uma área de esportes radicais, com pista de skate e espaço para prática de slackline.

– No Centro Histórico, dois dos principais prédios da Capital, com reconhecido valor arquitetônico, passarão a proporcionar uma nova perspectiva para a Capital nas áreas de turismo, cultura e educação – a reestruturação e recuperação do Conventinho e do Hotel Globo. A Seinfra já iniciou as obras no Conventinho e autorizou as obras no Hotel Globo.

– No Valentina, o Terminal de Integração teve obras retomadas pela atual gestão e seguem em ritmo forte para mudar a dinâmica do transporte público na Capital. O espaço vai beneficiar cerca de 130 mil passageiros, interligando a Zona Sul às demais regiões da cidade.

– O tradicional Estádio da Graça, em Cruz das Armas, recebeu ordem de serviço para ganhar gramado sintético e a instalação de três mil assentos nas arquibancadas, além de melhorias na estrutura. O trabalho da Seinfra vai garantir com que o uso do equipamento atenda as expectativas do esporte e ofereça uma experiência confortável para os torcedores.

Atendimento à população – Além das obras, a Seinfra segue com os serviços de manutenção, como tapa-buraco, drenagem e limpeza de galerias, além de trocas de lâmpadas e reparos na iluminação pública. A população pode solicitar por meio do 0800 031 1530 ou através da plataforma Prefeitura Conectada, no site da Prefeitura de João Pessoa (joaopessoa.pb.gov.br).