Com bloqueios nas estradas, Bolsonaro se reúne com ministro da Infraestrutura

Ação é tentativa de desarmar uma bomba que ele mesmo armou, ao estimular os protestos da categoria em meio aos atos de 7 de Setembro

O presidente Jair Bolsonaro vai se reunir nesta quinta-feira (9), em Brasília, com representantes de um grupo de caminhoneiros que promove bloqueio de rodovias no país em apoio ao governo e contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF)

O encontro será no Palácio do Planalto e contará ainda com a participação do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que está à frente das conversas com os caminhoneiros desde quarta (8).

Essa ação de Bolsonaro é tentativa de desarmar uma bomba que ele mesmo armou, ao estimular protestos de caminhoneiros em meio aos atos antidemocráticos de 7 de Setembro.

A equipe econômica e o próprio Palácio do Planalto estão preocupados com o risco de o movimento aumentar e causar problemas para a economia. O próprio presidente fez esse alerta em áudio enviado a caminhoneiros na noite de quarta.

No áudio, Bolsonaro pede aos caminhoneiros que liberem as estradas do país e diz que a ação “atrapalha a economia” e “prejudica todo mundo, em especial, os mais pobres”.

No Ministério da Economia, a lembrança é da greve de caminhoneiros no governo Michel Temer, em maio de 2018, quando o país enfrentou dificuldades de desabastecimento. Na época, o então Ministério da Fazenda calculou que a greve fez o país perder um ponto percentual de crescimento.

Do G1