Com apenas sete votos, suplente toma posse em Câmara de Vereadores na PB

Sete votos. Esse foi o número de sufrágios que João Bernardino Pereira (PL), até então suplente de vereador no município de Curral Velho, obteve para alcançar um mandato na Câmara Municipal. Isso porque ele assumiu a vaga após a morte do vereador mais votado na cidade, nas eleições de 2016, Antônio Carnaúba (PL), falecido no mês passado depois de um acidente de moto.

Carnaúba recebeu 237 votos, e Bernardino apenas sete, o equivalente a 0,39% dos votos válidos no município.

Outra suplente, Cícera Mota dos Santos, conhecida como Cicinha de João Paulo (PSDB), judicializou a vaga. Ela obteve 99 votos no pleito e agora briga pela vaga. A suplente deu entrada com pedido no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para ficar com a vaga.

De acordo com o presidente da Câmara de Curral Velho, Cleonaldo Leite (PSB), há certo desconforto com a situação. Ao G1, ele explicou que a posse aconteceu em uma sessão realizada na Câmara na segunda-feira, com a presença dos demais colegas de casa.

“Cumprimos o regimento e empossamos Bernardino. Sabemos que ele teve menos de 1% dos votos válidos, mas a legislação eleitoral havia indicado que ele era o suplente”, comentou.