Com 58,9%, Eliane Galdino lidera com folga corrida eleitoral em Pocinhos

Pesquisa realizada pelo Instituo Opinião aponta ainda que gestão do governador João Azevêdo é aprovada, na cidade, por 59,4% da população

A Rede Mais e o Instituto Opinião divulgaram, nesta segunda-feira (12), pesquisa de intenções de votos sobre as eleições municipais da cidade de Pocinhos. O levantamento aponta Eliane Galdino (Avante), candidata da oposição, como o nome mais competitivo para o pleito eleitoral deste ano, com 58,9% dos votos.

Eliane Galdino aparece bem à frente do candidato apoiado pelo atual prefeito Cláudio Chaves, Emmanoel Pereira (PDT), que aparece com 24,9%. Em terceiro lugar na pesquisa está Eriberto Gondim (Podemos), com 2,3% dos votos.

Pesquisa espontânea

De acordo com o levantamento, na pesquisa espontânea (quando os nomes dos candidatos não são citados pelos entrevistadores), Eliane Galdino também lidera a disputa com folga. Ela aparece com 52,9% das intenções de voto, contra 20,6% de Emannoel Pereira e 1,7% de Eriberto Gondim. Brancos, nulos e nenhum somam 5,4% e não alcançam 19,4%.

Rejeição

A pesquisa revela que o candidato Eriberto Gondim apresenta a maior rejeição entre os concorrentes à Prefeitura de Pocinhos. Ele é rejeitado por 35,7% dos entrevistados.

O segundo mais rejeitado é o candidato Emannoel Pereira, com 27,7% do elesímo do município.

Eliane Galdino apresenta a maior rejeição entre os três. Entre os entrevistados, 15,7% não votam nela de nenhum jeito.

Do total, 6,6% dos eleitores dizem rejeitar todos os postulantes e 14,3% não têm objeção a nenhum dos nomes que disputam a eleição.

Gestão de Cláudio Chaves é reprovada por 62,6% da população

O Instituto Opinião também avaliou, junto ao elesíduo do município, a avaliação da gestão municipal. A administração do prefeito reeleito Cláudio Chaves é reprovada por 62,6% dos entrevistados.

Outros 29,4% dos munícipes aprovam o modelo de governança do atual prefeito da cidade, enquanto 8% não sabem ou não quiseram responder ao questionamento.

João Azevêdo aprovado por 59,4% em Pocinhos

Já a forma como o governador João Azevêdo (Cidadania) vem administrando a Paraíba é aprovada por 59,4% dos moradores de Pocinhos.

No município, 25,4% dos eleitores desmentem a gestão de João, outros 15,2% não sabem ou não quiseram responder.

Aprovação de Bolsonaro chega a 50%

A pesquisa do Instituto Opinião revelou que o modelo de governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) recebeu aprovação de 50,6% da população.

Bolsonaro reprova 38,9% dos eleitores. Do universo pesquisado, 10,% não sabem ou não quiseram responder ao questionamento do Instituto Opinião.

Dados Técnicos

A pesquisa do Instituto Opinião foi registrada na Justiça Eleitoral sob o Protocolo 07253/2020 e ouviu 350 entrevistados em localidades da zona rural e urbana de Pocinhos.

Como entrevistas na zona urbana foram realizadas nos seguintes bairros: Bela Vista, Cacimba Nova, Centro, Cruzeiro, Distrito Nazaré, Ivo Benício, Jardim Etelvina, Nova Brasília, Ottoni Barreto, Santa Terezinha, Tiradentes e Vila Maia.

Na zona rural, como entrevistas foram realizadas nas seguintes comunidades: Águas Pretas, Alagamar, Amaro, Arruda, Assentamento 1o de Maio, Atrás da Serra, Baixa Grande, Baraúna Ferrada, Barriguda, Bom Jesus, Boqueirão, Boqueirãozinho, Bravo, Cabeça do Boi, Cachoeirinha, Caiana, Caiçara, Catolé, Chucalheira, Conceição Corta, Dedo, Engenho Velho, Farinha, Gravatá, Gravatazinho, Incó, Juá, Julião, Jurubeba, Km 21, Lagoa da Cobra, Lagoa , Lagoa do Jacu, Lagoa Salgada, Lagoinha do Arruda, Lajedo do Boi, Logradouro, Malhada Anjico, Malhada de Areia, Malhada do Rio, Malhada dos Cavalos, Malhadas dos Bois, Marespreto, Medonça, Messias, Olho d’Água, Peba, Pedra Comprida, Pedra Redonda, Portela, Raposa, Recanto, Riacho Fundo, São Bento, Serra da Matinha, Serra da Raposa, Serra do Jacu, Serrote da Cobra, Siriema, Sítio Cajueiro, Sítio , Tanques, Tanques Negros, Teotônio, Três Lagoas e Várzea da Lagoa.

O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. Com informações do MaisPB